A Unidade de Pronto Atendimento (UPA Sul) de Palmas foi a primeira contemplada pela fiscalização do projeto TCE de Olho. Técnicos da Coordenadoria de Auditorias Especiais e da Terceira Diretoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) verificaram nesta terça-feira, 25, a presença de profissionais escalados, a disponibilidade de medicamentos e a validade dos insumos. Eles realizaram também entrevistas com servidores e usuários para avaliar a qualidade do atendimento.
A iniciativa, conforme o TCE-TO, pretende aprimorar a fiscalização dos serviços públicos, tornando-a mais célere, eficaz e colaborativa. A proposta busca também promover um controle concomitante, ou seja, acompanhar de perto a prestação dos serviços à população antes mesmo que possíveis falhas resultem em representações formais ou sanções.
Durante a vistoria na UPA Sul, o coordenador da Coordenadoria de Auditorias Especiais, Saulo Santos Assis Souza, destacou a importância desse novo formato de fiscalização. “Essa é a primeira unidade que estamos verificando dentro do projeto, e nosso foco é garantir que os serviços essenciais estejam sendo prestados de forma adequada. Avaliamos a presença de médicos e enfermeiros, analisamos o controle de estoque de medicamentos e também verificamos exames laboratoriais e equipamentos como raio-x e ultrassonografia”, explicou.
Além da fiscalização em tempo real, o projeto também tem um caráter pedagógico, auxiliando os gestores públicos na correção de falhas e aprimoramento da administração. “O ‘TCE de Olho’ busca trazer mais celeridade ao controle externo, permitindo que problemas sejam solucionados antes de se tornarem litígios. Nosso foco é sempre a melhoria dos serviços oferecidos à população”, completou Saulo.
O próximo passo dos trabalhos é concluir a análise preliminar e encaminhar para o conselheiro relator, no caso o titular da Terceira Relatoria, que tomará as medidas necessárias.
O presidente do Tribunal, conselheiro Alberto Sevilha, reforçou o compromisso da Corte de Contas com a transparência e a eficiência na gestão pública. “Nosso objetivo com o ‘TCE de Olho’ é transformar o controle externo em um instrumento cada vez mais ágil e colaborativo, garantindo que os recursos públicos sejam aplicados com eficiência e transparência. Queremos fortalecer a administração pública e gerar impacto positivo direto na vida dos tocantinenses”, afirmou.
A expectativa é que o projeto avance para outras áreas essenciais, como educação e infraestrutura, ampliando o alcance da fiscalização e promovendo uma gestão pública mais eficiente e responsável. Com essa iniciativa, o TCETO reafirma seu papel como órgão de controle comprometido com a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
Comentários (0)