No próximo dia 1º de agosto, a UHE Lajeado, operada pela Investco S.A. realiza um teste nas Sirenes do Sistema de Alerta de Emergência da Usina. O acionamento das sirenes ocorrerá entre 10 e 17 horas e tem como objetivo assegurar o bom funcionamento do sistema de alerta. A população local é aconselhada a não se alarmar ao ouvir o som das sirenes, pois trata-se apenas de um teste programado.
A realização do teste é parte integrante das práticas de segurança e manutenção da Investco, que tem como compromisso a segurança das operações e a tranquilidade da comunidade local. "Nossa prioridade é a segurança de todos. Por isso, pedimos que a população fique tranquila ao ouvir as sirenes durante o período de teste. Esse procedimento é fundamental para a nossa preparação e capacidade de resposta a possíveis emergências", afirma o gestor da Usina, Edson Luiz Caldeira.
Segundo Caldeira, a atividade preventiva é importante para garantir a eficácia e a prontidão do sistema de alerta. "Realizar testes periódicos no Sistema de Alerta de Emergência é fundamental para garantir que, em caso de necessidade real, a comunicação com a comunidade seja eficiente e imediata. Queremos assegurar que todas as medidas de segurança estejam em pleno funcionamento para proteger a população e o meio ambiente", afirma Caldeira.
Para mais informações sobre o teste das sirenes, a população pode entrar em contato com a Investco através do telefone 0800 646 3443.
Como funciona
As sirenes estão preparadas para produzir um alerta sonoro com intensidade de 70 decibéis, e são capazes de operar nas condições ambientais mais adversas. Os equipamentos podem ser acionados no local ou remotamente, por meio da sala de comando da Usina ou do Centro de Operações da Geração da EDP.
Sobre a Investco S.A.
A Investco S.A. é responsável pela operação e manutenção da Usina Hidrelétrica do Lajeado. Com capacidade instalada de 902,5 MW, o empreendimento, construído no Rio Tocantins, a 60 km da capital do estado do Tocantins, Palmas, opera a fio d’água.
Comentários (0)