Vacinação antirrábica segue em Palmas; mais de 21 mil animais foram imunizados

Campanha foi prorrogada até o dia 15 de outubro na Capital. Imunização está disponível na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ).

Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Desde o início da Campanha de Imunização Contra a Raiva Animal, iniciada em agosto pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), foram imunizados mais de 21 mil cães e gatos em Palmas, áreas rurais e urbanas. A ação, que foi prorrogada até o dia 15 de outubro, teve avanço significativo com as programações extramuro em diversos pontos da Capital. 

 

A UVCZ continua com as atividades de imunização na sua sede, atendendo de segunda à sexta, das 7h às 17h, oportunidade para quem ainda não imunizou seu animal. A sede da unidade fica localizada no km-01, da TO-080, saída para Paraíso do Tocantins.

 

O coordenador de Controle de Animais Reservatórios da UVCZ, Ademilton Guimarães, explica que os usuários podem ir diretamente à sede da UVCZ e levar seus animais para vacinação. Ele reforça que a imunização é anual, então os animais imunizados há um ano atrás devem retornar para receber a nova dose.

 

A doença

 

A raiva é uma doença grave, que atinge o sistema nervoso central dos mamíferos. Não tem cura e pode levar os animais à morte em poucos dias após o surgimento dos primeiros sintomas, como salivação excessiva, perda de apetite e agressividade é fundamental para prevenir a enfermidade e mantê-los saudáveis.

 

Conforme o Ministério da Saúde, a raiva é considerada uma zoonose, isto é, é uma doença que passa dos animais ao homem e vice-versa. E por isso, o vírus acaba sendo mortal também para o ser humano, podendo levar a óbito rapidamente.

Comentários (0)