Vereadores reclamam de transporte escolar em Abreulândia, mas secretária rebate

Em visita à Assembleia Legislativa, diretora da escola e vereadores de Abreulândia solicitaram intervenção do deputado Nilton Franco, pois o prefeito teria cancelado parceria entre Município e Estado.

Denúncia foi apontada em discurso de Nilton Franco
Descrição: Denúncia foi apontada em discurso de Nilton Franco Crédito: Da Web

Um grupo de vereadores de Abreulândia visitou a Assembleia Legislativa na semana passada para pedir apoio de parlamentares quanto à situação da Educação no município. Segundo as informações, o prefeito Elieze Venâncio (PSB) teria suspendido o transporte escolar e outros serviços aos alunos do Colégio Estadual São Pedro, por questões políticas e alega que o Estado está em débito com o município.

 

Segundo a vereadora Ednaura Alves, “o motivo de suspender é o fato de o prefeito ser oposição ao Governo do Estado". Para ela, não há motivo de suspender a parceria que já existe há um bom tempo. "Os alunos são transportados há muito tempo, pois sempre existiu a parceria. Hoje os professores e os alunos estão sofrendo com a falta de transporte e isso não pode continuar assim", desabafou.

 

O deputado Nilton Franco (PMDB) repercutiu a denúncia no plenário na sessão de quinta-feira, 12. “Tomando essa medida o prefeito prejudica o próprio povo. O governo atual só teve início há 42 dias e só neste pequeno período a prefeitura percebe que o Estado está devendo?”, questionou.

 

Para Edna Moura, diretora da escola, o que mais a chocou foi o relato de uma mãe. “Ela me disse que o que mais doeu nela foi ver os alunos do município lanchando e os do Estado não”, destacou.

 

Secretária nega

Ao T1 Notícias a secretária Municipal de Educação, Jailene Cruz, informou que os alunos continuam sendo transportados normalmente e não há diferenciação no tratamento dos que estudam no Município ou no Estado. "Quem está levando essas informações está mentindo, pois o transporte é realizado normalmente. O Estado paga apenas o professor e o município arca com o transporte. Quanto aos profissionais, não é obrigação do Município manter e sim do Estado", disse.

 

Entenda

De acordo com as informações, a Escola possui duas extensões na zona rural. Sendo uma no Assentamento Vargem Dourada, a 62 km da sede, e a outra no Assentamento Baronesa, a 92km. Ambas contemplam os quatro anos finais do ensino fundamental e estas extensões funcionam em parceria com a Prefeitura Municipal desde 2009, com uma merendeira e uma auxiliar de serviços gerais, além do transporte dos alunos e dos profissionais que lá trabalham.

 

Diante do anúncio do fim da parceria, os vereadores Jair Gabino Lopes, Maria Laurinda Inácio, José Elenilson Moura, Ednaura Alves Costa e Antônio Alves de Abreu requereram a intervenção do deputado Nilton Franco e da Casa de Leis para que a parceria volte a vigorar. 

 

Comentários (0)