Veterinários visitarão escolas para orientar crianças sobre cuidados com animais

A ação na Escola Municipal Beatriz Rodrigues será o projeto piloto, visitas a outras escolas acontecerão mensalmente

Veterinários visitarão a escola nesta quarta à tarde
Descrição: Veterinários visitarão a escola nesta quarta à tarde Crédito: Igor Flávio

Médicos veterinários residentes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) de Palmas visitarão nesta quarta-feira, 22, a partir das 14 horas, a Escola Municipal Beatriz Rodrigues, na Arno 42, para uma programação especial sobre conscientização e guarda responsável de animais.

 

A ação na escola será o projeto piloto e após esse evento será elaborado um calendário para serem realizadas mais visitas em todas as escolas da Capital, mensalmente.

 

De acordo com a médica veterinária Renata Zeferino Marques, crianças são multiplicadoras de conhecimento. “O objetivo é que nas visitas às escolas, as crianças tenham acesso à conscientização da guarda responsável dos animais, pois as crianças absorvem esse conhecimento e através desse princípio repassam o que foi aprendido, com isso também geramos a redução do índice de abandono e de maus-tratos aos animais domésticos na nossa cidade”, informa a veterinária, lembrando que a média de vida de um animal doméstico é entre 15 e 20 anos e que os bichinhos são seres sencientes, capazes de percepção do que lhe acontece e o rodeia.

 

Maus-tratos

 

A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

 

A denúncia pode ser feita nas delegacias comuns ou nas especializadas em meio-ambiente ou animais. Também é possível denunciar diretamente ao Ministério Público Estadual, Ibama ou Guarda Metropolitana Ambiental.

Comentários (0)