Vigilância interdita fábrica de gelo na Capital: formas estavam enferrujadas

A interdição aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, porque a fábrica não cumpria as normas de higiene e manuseio dos produtos. Outra empresa foi notificada.

Uma fiscalização da Vigilância Sanitária do Município, em conjunto com o Ministério Público Estadual, interditou uma fábrica de gelo que funcionava na Quadra 1112 Sul e notificou outra que funciona na Quadra 912 Sul.

De acordo com a Vigilância Sanitária, a indústria interditada apresentava diversas irregularidades como produção e manuseio de gelo em desacordo com as normas sanitárias, além disso, segundo as informações as formas onde eram produzidos os gelos estavam enferrujadas. Além de inutilizar o gelo já fabricado, a Vigilância Sanitária vai retirar do mercado a produção que já havia sido distribuída.

Já a indústria notificada apresentava problemas com a documentação. Por causa da situação, foram abertos dois processos administrativos disciplinares contra as duas empresas, que tem prazo de 30 dias para se adequarem às normas. Ainda de acordo com a Vigilância Sanitária, todas as empresas que produzem gelo na cidade serão fiscalizadas.

  

Inspeções 

A chefe da Divisão de Alimentos da Visa/Palmas, Gizella Diniz, explicou que foram observados nas vistorias o descumprimento de regras sanitárias, que podem colocar em risco a saúde dos consumidores, como filtragem e monitoramento da qualidade da água, higienização e estado de conservação de freezers e caminhões para transporte, embalagens, condições de manuseio do gelo produzido, etc.

O coordenador do Centro de Apoio  Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Omar de Almeida, acompanhou as inspeções. "Vamos visitar todas as fábricas e distribuidoras de gelo para nos certificar das condições da produção do gelo que pode estar colocando em risco a saúde da população."

Em 2013, a Visa/Palnas realizou mais de 750 inspeções sanitárias a estabelecimentos das áreas de saúde, alimentos e meio ambiente, como hotéis, farmácias, laboratórios, restaurantes, panificadores, supermercados, etc. 

Durante essas vistorias, cerca de 100 autuações por infrações foram emitidas, sendo que 90% delas dizem respeito a estabelecimentos do ramo alimentício.


Alvará

A partir de 2013, as seis indústrias e  as 22 distribuidoras de gelo situadas em Palmas, que eram de responsabilidade de órgão de fiscalização sanitária estadual, passam a ser fiscalizadas pela Visa/Palmas. Até o início das inspeções nenhum desses estabelecimentos comerciais havia aberto processo para expedição de álvará sanitário, segundo informou o gerente da Visa/Palmas, Glauco Armudi.

Este ano, mais de 1.200 empresas solicitaram renovação ou abertura de processo para expedição de alvará sanitário em Palmas.

Denúncias de estabelecimentos que estejam descumprindo normas sanitárias podem ser feitas diretamente à Ouvidoria da Saúde de Palmas, pelo telefone 0800-030-1515.

 

(Com informações de Juliana Matos)
 

Comentários (0)