Com o objetivo de preservar e ampliar o acesso ao patrimônio imaterial do Tocantins, a Vivência Meu Bloco é Batuque ocorre neste sábado, 15, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Câmpus Palmas. A vivência é uma realização do Coletivo Amo Meu Bloco, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado. As inscrições seguem abertas e podem ser efetuadas neste Aqui. O projeto oferece vagas para adolescentes, jovens, adultos e idosos, com uma distribuição inclusiva que contempla ações afirmativas, para PCD e estudantes de escolas públicas.
A Vivência Meu Bloco é o Batuque tem como objetivo promover a formação técnica percussiva e a história cultural tocantinense, qualificando os participantes em oficinas de música e percussão. As aulas, que serão teórico-práticas, serão ministradas pelos mestres Márcio Bello, do Tambores do Tocantins, e Diego Brito, do Projeto Veredas, que compartilharão seu conhecimento e experiência em uma imersão única nas tradições musicais tocantinenses, e abordarão técnicas percussivas e repertórios típicos da cultura tocantinense, além de oferecer uma visão aprofundada sobre a história e as tradições do Tocantins.
Desde 2019, o Coletivo Amo Meu Bloco atua na formação percussiva em Palmas, mantendo a bateria permanente Boto Fé Nesse Carna e organizando há cinco anos o desfile do bloco carnavalesco. Este evento contará com a participação dos mestres Márcio Bello, do Tambores do Tocantins, e Diego Brito, do Projeto Veredas, que compartilharão seu conhecimento e experiência em uma imersão única nas tradições musicais tocantinenses.
"Este projeto é uma resposta à necessidade de resgatar e valorizar a cultura popular tocantinense, rica em tradições musicais percussivas que contam tanto da história e cultura do nosso estado" reforçou o proponente do projeto, o produtor Phillipe Ramos. A Vivência Meu Bloco é o Batuque, realizada com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, busca proporcionar aos participantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades musicais e de conhecer mais sobre a história e as tradições culturais do Tocantins.
O projeto é executado com direção de Philipe Ramos, produção de Thalia Batista e coordenação de Jaqueline Moraes. Arildo Monari é assistente de produção e o design artístico do projeto é assinado por Guilherme Lustosa.
Comentários (0)