O aposentado Orlando Virgilio da Silva, 67 anos, nascido em União dos Palmares, Alagoas, vive sozinho em Palmas, em uma Kitnet na quadra 409 Norte, e atualmente está com a saúde debilitada. Sensibilizados com a situação do idoso, vizinhos e o dono do imóvel estão à procura de parentes de Orlando ou de uma instituição onde ele possa receber todos os cuidados necessários em relação a sua saúde.
Segundo a filha do proprietário da Kitnet onde Orlando está vivendo, Laiane de Oliveira Pontes, ele está muito debilitado e já não consegue se cuidar sozinho. “Ele depende na nossa ajuda e dos vizinhos para comer e se cuidar. Até para ir ao banheiro nós temos que levá-lo”, afirmou.
De acordo com relatos da mulher, na última quarta-feira, 06, o idoso tentou sair de casa sozinho e acabou caindo na rua. Ele precisou ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo acompanhado pela vizinha solidária.
A família de Laiane conheceu Orlando há cerca de 10 anos. “Ele sempre passava por aqui vendendo picolé. Daí tem mais ou menos dois anos que ele passou a morar aqui na kitnet do meu pai”, relatou.
A procura de um abrigo
Ela afirmou ao Portal T1 Notícias que estão procurando ajuda para encontrar familiares do idoso, mas que nesse meio tempo, ele necessita de internação. “Se nós não levássemos comida para ele, com certeza ele já teria até morrido de fome. Então nós queremos interná-lo porque não dá mais para ele ficar assim”, explicou Laiane.
Laiane disse que os vizinhos também já procuraram o lar de idosos Abrigo João XXIII, que fica em Porto Nacional, no entanto, foi informado que só são aceitos idosos do município.
Sem muita conversa
A vizinha do aposentado disse ainda que ele não gosta muito de falar sobre sua história e que “a única coisa que ele contou é que tem dois irmãos em São Paulo. Ele disse também que nunca foi casado, nunca namorou e que não tem filhos. Ele não gosta muito de falar da vida dele”.
Sinais de abandono
No local onde Orlando mora, há muita sujeira e bagunça, já que ele não consegue mais realizar as tarefas domésticas. Laiane disse ao T1 que duas vezes por dia alguém leva comida para ele e que, mesmo ele não gostando muito que mexam em suas coisas, a patroa dela deu uma faxina na kitnet na última quinta-feira.
“Já conseguimos contato com o abrigo em Porto Nacional, entretanto, o asilo só pega pessoas residentes em Porto. Vamos lutar para colocar seu Orlando lá. Meu pai poderia deixar seu Orlando lá na Kitnet, pois apesar das suas dificuldades ele sempre paga o aluguel em dias, mas não é justo ele ficar tendo essa despesa e ficar correndo risco morando sozinho”, relatou a moça.
O Portal T1 Notícias entrou em contato com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), no entanto, o assistente social que faz visitas ao idoso estava em atendimentos externos e a coordenadora do órgão também não estava no local para comentar o caso.
“Quem puder nos ajudar a encontrar os parentes desse senhor ou um lugar seguro que ele possa ficar, por favor, entre em contato: (63) 9 8512 1053 ou (63) 9 8496 4962 ou (63) 3224 3721 (63) 9 9292 2418, com Laiane e Juliana Pontes”.
Comentários (0)