A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – marca presença na Agrotins 2025 reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento do agronegócio tocantinense. Para esta edição especial de 25 anos, a empresa leva ao público experiências interativas que mostram, na prática, como a inovação e a logística integrada contribuem para o escoamento da produção e a competitividade do setor.
A Agrotins é um dos maiores eventos do agronegócio da região Norte e, este ano, destaca a transformação tecnológica, ambiental e humana que impulsiona o setor no Tocantins. Esse movimento também se reflete nas operações da VLI, que ao longo dos últimos anos consolidou sua presença na região com investimentos robustos em infraestrutura e inovação.
Os terminais integradores da VLI em Porto Nacional e Palmeirante são responsáveis por conectar a produção agropecuária tocantinense à Ferrovia Norte-Sul e ao sistema portuário de São Luís (MA), formando o chamado Corredor Norte. Somente nos últimos cinco anos, a companhia investiu R$ 1,5 bilhão no corredor, com destaque para a aquisição de novos vagões, locomotivas e a criação de novos fluxos logísticos, como o de fertilizantes, que reforçam o ciclo produtivo da região. Em 2024, a operação portuária do Corredor Norte bateu recorde de movimentação, com 13,3 milhões de toneladas transportadas.
Outro marco importante para o estado é o Terminal Integrador de Porto Nacional, que se destaca como o que mais cresce dentro da companhia. Nos últimos quatro anos, sua movimentação aumentou 35%, com capacidade atual para até 6 milhões de toneladas. Já o Terminal de Palmeirante, com estrutura semelhante, conta com um armazém com capacidade para 90 mil toneladas, reforçando o papel estratégico no escoamento da produção da região.
VLI no Tocantins Export
Durante a Agrotins, a VLI participa também do Tocantins Export, promovido pelo Grupo Brasil Export, que integra a programação da feira e promove discussões estratégicas sobre a infraestrutura logística para o desenvolvimento da região. A companhia estará presente em dois momentos ao longo da programação, com destaque para uma palestra institucional que abordará sua atuação no estado, os investimentos realizados e as oportunidades de expansão das soluções logísticas na região.
Inovação e interatividade no estande da VLI
Além da participação institucional, a VLI apresenta ao público da Agrotins uma série de experiências interativas em seu estande. Entre as atrações, o público poderá explorar uma simulação de logística do futuro por meio de óculos de realidade virtual (VR), participar de um quiz sobre a companhia em tablets com distribuição de brindes, conhecer um mapa multimodal da operação e aproveitar um espaço instagramável. A companhia também fará ações paralelas à programação oficial, com visitas a clientes e um bate-papo da equipe de RH com instituições de ensino, incluindo a entrega de brindes com QR Codes para acesso a vagas e programas da empresa.
A VLI no Tocantins
A VLI opera no Tocantins por meio do Corredor Norte, que une Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luís. O trajeto é percorrido por meio do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a VLI opera por direito de passagem. A estrutura do corredor inclui três terminais intermodais, em Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Nesses locais, a carga trazida por caminhões é carregada nas composições da companhia. Pelo Corredor Norte são transportadas cargas como grãos (milho e soja), fertilizantes e combustíveis, entre outros produtos.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Ela transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A companhia está entre as 50 melhores empresas para trabalhar no país, reconhecimento concedido pela consultoria global Great Place to Work (GPTW). E, por cinco anos consecutivos, a VLI está entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação.
Comentários (0)