A 430 quilômetros de Palmas, no extremo norte do Tocantins, encontra-se Santa Fé do Araguaia. É lá também que mães, professores, lideranças e voluntários em geral tomaram a iniciativa de oferecer às crianças da comunidade da Aldeia Wari-Lyty, da etnia Karajá-Xambioá, na zona rural do município, a oportunidade de serem alfabetizadas.
Desde o dia 13 de setembro, a comunidade Wari-Lyty iniciou o projeto Pré-Escola de Educação Infantil. Segundo uma das voluntárias, a professora Heid Karla Oliveira, 30 crianças estão sendo atendidas em um barracão improvisado dentro da própria comunidade, com a merenda e os materiais escolares custeados a partir de doações.
A proposta, conforme a professora Heid Karla, é alfabetizar crianças a partir dos quatro anos de idade, pois a comunidade não tem unidade escolar voltada para a Educação Infantil, que é de competência do município. Segundo ela, no local há apenas uma escola com oferta do Ensino Fundamental a partir dos seis de idade, que gerida pela Secretaria Estadual da Educação.
“Porém, devido ao tamanho da estrutura não é possível inserir a Educação Infantil”, explica a professora Heid Karla ao relatar que a escola existente conta com duas salas de aula, uma sala para a Secretaria, uma cozinha, uma cantina e dois banheiros.
“Assim, em razão de ter apenas duas salas e os horários dos professores não é possível atender o público da Educação Infantil”, reforça a voluntária Milena Karajá ao observar que não há amparo por parte dos órgãos responsáveis.
Doação
O trabalho voluntário da professora Heid Karla acontece concomitantemente à uma pesquisa que ela desenvolve na Comunidade Wiri-Lyty uma pesquisa. Assim, para continuar o atendimento às crianças, o projeto necessita da doação de alimentos, livros de histórias infantis, brinquedos, dois quadros, material pedagógico, folha chamex, 20 caixas de lápis colorido, 30 cadernos, cinco caixas de giz, brinquedos educativos, material de limpeza, kit de higiene, carteiras, cadeiras, 20 caixas de canetinha para colorir, 20 caixas de massinha de modelar e 15 cadernos brochura.
Para doações, ligar no telefones/whatsapps:
Professora Heid: 63 99272-5461
Milena: 63 992443877
Comentários (0)