Em Palmas, Campanha Maio Amarelo quer reduzir acidentes e mortes no trânsito

Em 2022, Palmas registrou 61 mortes por acidentes de trânsito; de janeiro a março, Capital já acumula cinco óbitos

Crédito: Luciana Pires/Secom Palmas

Com 61 mortes registradas por acidentes de trânsito em 2022 e cinco entre janeiro e março deste ano, a Prefeitura de Palmas deu início nesta sexta-feira, 5, à Campanha Maio Amarelo 2023 para chamar a atenção da população sobre os altos índices de acidentes de trânsito na Capital. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) durante a cerimônia de lançamento da campanha, realizada na Escola de Tempo Integral ETI) Padre Josimo.

 

Durante o lançamento, o secretário da Sesmu, Agostinho Araújo Júnior, antecipou que em breve será publicado no Diário Oficial do Município, o edital do IV Concurso de Educação para o Trânsito, que passa a ser denominado  ‘Concurso Eldon Correa de Educação para o Trânsito’, em homenagem ao agente de trânsito que  foi vítima de acidente na madrugada do dia 12 de janeiro de 2008. O pai do homenageado, Odon Pereira de Oliveira, esteve presente ao evento e ficou bastante emocionado com a honraria direcionada a seu filho.

 

O lançamento da campanha contou com a presença da consultora do Ministério da Saúde, Sheila Marina de Lima, que ministrou palestra sobre 'Os desafios para a redução das lesões e mortes no trânsito, frente à Segunda Década de Ações para Segurança no Trânsito' e alertou a todos que é preciso redesenhar a cidade para as pessoas. “Precisamos estar lado a lado, dialogando e convergindo nas metas, ações e inspirações para darmos uma resposta à sociedade".

 

Ao final, o  Secretário da Sesmu fez a entrega simbólica de equipamentos de segurança viária como: cones, super cones, etilômetro, coletes balístico, barreiras pantográficas e cavaletes, aos agentes de trânsito e anunciou a instalação de equipamentos de sinalização semafórica (cruzamento veicular e passagem de pedestre), nos cruzamentos da Avenida Teotônio Segurado com as Avenidas NS-15 e LO-21, bem como a modernização e reaproveitamento de equipamentos em outros pontos da Avenida Teotônio Segurado.

 

Durante todo o mês, serão realizadas ações como palestras educativas, na rede municipal de ensino e universidades, além de fiscalização de trânsito, com blitzen repressivas e educativas, em diversos pontos da Capital, em alusão ao 'Maio Amarelo 2023'.

Comentários (0)