Gambá foge de queimada, se abriga em Cmei e vira pauta ambiental com os alunos

Até que os agentes da Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas chegassem para fazer o adequado resgate do animal, ele foi tema de estudo e abordagens referentes à preservação do ambiente natural

Crédito: Divulgação

A equipe pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pequeninos do Cerrado aproveitou um acontecimento trágico e o transformou em uma oportunidade prática para promover educação ambiental. Após a ocorrência de uma queimada nas proximidades, um pequeno gambá se abrigou nas dependências da escola ao fugir das chamas e despertou o interesse entre os pequenos estudantes. Até que os agentes da Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas chegassem para fazer o adequado resgate do animal, ele foi tema de estudo e abordagens referentes à necessidade de preservação do ambiente natural.

 

A supervisora pedagógica Aparecida Magalhães explica que o Cmei já trabalha durante o ano o macro projeto ‘Mãe Natureza mostra sua beleza’, que tem como objetivo trazer a pauta ambiental para o debate na escola desde a infância, o que pode facilitar a sensibilização do estudante quanto à necessidade de preservar a natureza para a qualidade de vida das gerações futuras. “A partir deste tema, vários outros micro projetos surgiram entre os alunos enfatizando a pauta ambiental, o que fez com que o interesse pelo gambá fosse ainda maior”, considera.

Após as reações de curiosidade e um pouco de medo, mas muito interesse pelo aspecto e características do visitante inesperado, os alunos se dedicaram a mantê-lo hidratado e abrigado em uma caixa até a chegada dos agentes. “Nestes momentos enfatizamos a importância do papel do gambá no equilíbrio entres as espécies das quais ele é predador, muitas das quais perigosas ao ser humano como cobras e escorpiões. Apesar de advinda de um triste acontecimento, foi uma boa oportunidade para os pequenos”, considera Aparecida.

Comentários (0)