Medalhistas de ouro nas Paralimpíadas Escolares participam dos Jogos Brasileiros

Hentony Santos e Iure Paiva são estudantes da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, e treinados pelo professor Rafael Gabarrão

Crédito: Fernando Maia/Governo do Tocantins

Superação é a palavra que melhor define a conquista de dois estudantes do Tocantins: Hentony Santos e Iure Paiva. Eles são paratletas experientes e já conquistaram muitos títulos e recordes em provas de atletismo, nas Paralimpíadas Escolares (competição voltada para estudantes com deficiências) e Meeting Paralímpico, realizadas em Brasília (DF), de 31 de agosto a 2 de setembro. Mas, recentemente, eles conseguiram um feito ainda maior. Foram classificados também para os Jogos Brasileiros da Juventude,que estão acontecendo desde o dia 1º de setembro e seguem até sábado, 16. Em suas participações nos jogos, eles competiram em igualdade com estudantes de todo o Brasil que não possuem deficiência alguma.

Em cinco anos, Hentony Santos, 16 anos, já conquistou quase 50 medalhas na classe T47. Só nas Paralimpíadas deste ano foram três medalhas de ouro e dois recordes brasileiro escolar, nas provas de corrida 400m e no salto em distância. Ao longo de sua trajetória no paradesporto, Iure Paiva, 18 anos, acumula 46 medalhas na classe T20. Só na etapa regional das Paralimpíadas 2023 ele foi medalhista de prata nas provas dos 400m e dos 1.500m.

Hentony Santos e Iure Paiva agora têm um objetivo maior: representar o Estado, junto com os demais integrantes da delegação tocantinense, na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, que acontecem em São Paulo, no período de 27 de novembro a 2 de dezembro.

Comentários (0)