Projeto de escola do TO trabalha dificuldades da matemática de forma lúdica

A Escola Estadual São Miguel, na cidade de mesmo nome, realizou, no dia 6 de setembro, a culminância do Projeto "Matemática da Hora: Calculando Ideias". A ação desenvolvida pelos professores foi iniciada em março deste ano e visa dinamizar as aulas de matemática para que todos os alunos participem ativamente da construção do conhecimento, de forma lúdica e prazerosa, além de estimular o pensamento, a criatividade e a capacidade para resolver problemas. As atividades foram realizadas durante as aulas. Cerca de 450 estudantes do ensino fundamental e médio participaram do projeto em que desenvolveram exercícios de fixação, elaboraram questionários para os colegas, apresentaram o trabalho para os professores e realizaram inúmeras brincadeiras com foco no tema. De acordo com o professor Joel Costa Modesto, a matemática está presente no cotidiano, por isso é necessário o desenvolvimento de habilidades para a solução de alguns problemas de raciocínio lógico. “Os alunos abraçaram o projeto, incorporaram a proposta e, além do conhecimento específico, foi possível trabalhar com os estudantes valores voltados para a coletividade e respeito ao próximo”, disse. Joel Costa Modesto frisou que a ação surgiu da necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando habilidades e competências. “Buscamos despertar nos alunos a curiosidade, o interesse pelos desafios e a ampliação de seus conhecimentos, além da capacidade de calcular e desenvolver seus aspectos cognitivos, mas com liberdade de construir seus saberes em diferentes níveis”, concluiu. Estudante da 1ª série do ensino médio, Sara Araújo frisou que foi uma oportunidade de interação. “Além de manusearmos algumas ferramentas como balança digital, transferidores, fita métrica, cubos e outros objetos, este projeto foi uma forma de interagirmos com os colegas de outros turnos e turmas”, concluiu.

Comentários (0)