As tendências de comportamento das marcas para o Inverno 2015 foram apresentadas na noite desta quarta, 21, em palestra para micro e pequenos empresários e empreendedores individuais dos segmentos de confecção, moda e vestuário da capital. A atividade faz parte de um projeto desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT/SENAI) e Sebrae.
Na palestra, ministrada pela tecnóloga em Design de Moda do SENAI Mato Grosso, Loany Loiola, foram apresentados conceitos do caderno NOSSO – INTENSIDADE, publicação que está sendo lançada em todo país para estimular a criatividade e o design na cadeia produtiva de moda brasileira.
Dividida em três temas (Âmago, Nexo e Big Bang), a abordagem traz cases de “grandes a pequenas empresas, que podem ser montadas no fundo de casa, mas que trazem boas ideias”, como explica Loany. A inovação e criatividade foram mostradas por meio de exemplos como do empresário Flávio Império, idealizador do Projeto Carne Seca, que reaproveita tecidos machados, normalmente descartados no processo industrial têxtil, e confere novas estampas para comercialização.
Ao falar do Âmago, que remete ao íntimo, é destacada a importância da criação de um diferencial para a marca. “A produção em massa comprometeu a identidade dos produtos, gerando marcas anônimas e produtos sem alma, que se perdem caso não acompanhemos as mudanças”, explica Loany.
No segundo momento, é tratado o tema Nexo que fala sobre a necessidade de se estabelecer relações em um negócio (entre marcas e clientes, clientes e colaboradores e proprietários e colaboradores). A terceira parte da palestra, o Big Bang, reforça a importância de quebrar paradigmas, inovar e dar vazão à “explosão de ideias” possíveis de aplicação nos negócios.
Mesmo já sabendo costurar, Arlete Alves, que é proprietária de uma confecção em Palmas, fez o curso no SENAI, continua se qualificando. “Hoje a gente tem que estar indo atrás, procurando saber as novidades, pois o cliente cobra isso”, observa.
A programação segue nesta quinta e sexta, 22 e 23/5, em Palmas com oficinas com foco no desenvolvimento da criatividade, técnicas de modelagem, desenvolvimento do produto e planejamento da produção. A edição de Araguaína acontece durante a Feira do Empreendedor, no SESI CAT, local onde as inscrições serão realizadas antes do evento.
Programação
22 e 23/05 – Palmas – 18:30 às 22:30: Curso Laboratório de Criativação
24/05 – Palmas – 08:00 às 12:00: Curso Laboratório de Criativação
26/05 – Palmas – 14:00 às 22:30: Oficina de Desenvolvimento do Produto
27/05 – Palmas – 14:00 às 22:30: Oficina Olhar da Forma (modelagem)
28/05 – Palmas – 14:00 às 22:30: Oficina Ensaio de Elaboração de fichas técnicas de produto para o planejamento da produção
31/05 – Araguaína – horário a confirmar: Palestra/ Lançamento da publicação
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