O esporte, independente da modalidade, é fundamental na formação do cidadão e transformador para toda a sociedade. É por entender essa importância que o candidato a senador pelo PSB Carlos Amastha faz do esporte uma de suas principais bandeiras. No senado, ele destinará recursos para fomentar a prática esportiva em todos os 139 municípios tocantinenses, contribuindo para a qualidade de vida da população, além de criar um fundo para implantar o bolsa atleta estadual.
“Toda cidade precisa de praças com academias ao ar livre, de quadras poliesportivas para nossas crianças e jovens praticarem um esporte e ficar longe das drogas. Precisa de recursos para incentivar as modalidades esportivas, que vão muito além do futebol. Nossos atletas precisam de incentivo para competir e representar bem o nosso Estado. Tudo isso é possível fazer, basta ter bons projetos, porque recursos, enquanto eu for senador não vão faltar”, assegura Amastha que deixou seu legado na área esportiva quando foi prefeito de Palmas, época em que a cidade respirava esporte.
Bolsa Atleta
Durante sua gestão à frente da Prefeitura, Amastha criou o programa Bolsa Atleta, viabilizando o aporte financeiro para dezenas de atletas da Capital, tanto de alto rendimento quanto para atletas em iniciação. O investimento financeiro girava em torno de mais de R$ 500 mil, divididos ao longo do ano.
“O programa foi um sucesso, mais 500 atletas beneficiados nas mais diversas modalidades: natação, ciclismo, triathlon, judô, jiu-jitsu, ginástica olímpica e várias outras artes marciais. Foi muito inclusivo e muitos que começaram a competir, tendo o benefício do bolsa atleta, em poucos meses estavam pontuando e hackeando nas competições nacionais”, destaca Rafael Felipe que secretário executivo da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes), durante a gestão Amastha.
Corrida de rua
Foi na gestão Amastha, que Palmas passou a sediar o maior circuito de corridas do Brasil realizado em uma só cidade – o Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua. A primeira edição em 2014 contou com oito provas, em pouco tempo saltou para mais de dez anualmente, reunindo aproximadamente 15 mil pessoas nas ruas de Palmas, estimulando, muito além do espírito competitivo, a ânsia pela mudança de vida e a adoção de hábitos mais saudáveis. Sem falar que o padrão de organização das etapas equivalia a grandes corridas realizadas no país, graças ao esforço conjunto do poder público, iniciativa privada, instituições e parceiros envolvidos.
Grandes Eventos
Palmas sediou grandes eventos durante a gestão Amastha, como o I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas que teve a participação de mais de 2 mil atletas de etnias brasileiras e de 20 países, como Nova Zelândia, Argentina, México, Canadá, Filipinas, Rússia, dentre outros, participaram do evento que registrou um público estimado de 140 mil pessoas. Os jogos contribuíram para consolidar a capital mais jovem e centralizada do país na rota dos grandes eventos esportivos.
Depois dos Jogos Indígenas, veio o Ironman 70.3 Palmas, prova válida pelo Campeonato Sulamericano de Ironman que contou com a participação de competidores de 22 países. Além do lago e das condições climáticas, o cuidado com a cidade e a organização da Capital chamaram a atenção dos organizadores e atletas. “Eventos desse porte não é só a comunidade esportiva que ganha. O primeiro Ironman deixou para o comércio local, R$ 12 milhões, aqueceu a economia com hotéis, shoppings e restaurantes cheios, locadoras com todos carros locados, sem falar no comércio informal, com os ambulantes atendendo todo mundo”, pontuou Rafael Felipe.
Equipamentos esportivos
Vários espaços esportivos foram reformados de norte a sul da Capital e novas praças foram criadas. As praças e parques ainda receberam 40 novas academias ao ar livre e 36 playgrounds instalados em áreas de lazer antigas e recém criadas.
O Ginásio Ayrton Senna também passou por ampla reforma e na sua reinauguração sediou o Jungle Fight 81, evento de MMA (Artes Marciais Mistas) que reuniu atletas de todo o Brasil e de outros países da América Latina.
O Parque Cesamar, considerado um dos principais cartões postais da cidade, foi contemplado com ampla revitalização, que compreendeu o desassoreamento do lago, reforma da ponte de madeira e equipamentos existentes, substituição de aparelhos danificados, instalação de novo parque infantil e academia ao ar livre, além de bancos e lixeiras novas.
Em 2017 foi inaugurado o Parque dos Povos Indígenas, legado dos Jogos. A data escolhida para inauguração foi o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto. A cerimônia contou com a presença de vários indígenas que consagraram o local, considerado o maior parque urbano do Brasil, congregando todo tipo de esporte. Tem pista de caminhada, pista de skate, quadras de areia, ciclovia, dentre outros.
Comentários (0)