Contas de 2019 a 2021 do governo Mauro Carlesse são aprovadas na Aleto e no TCE

O ex-governador Mauro Carlesse, que tem enfrentado um verdadeiro “calvário” desde que deixou a gestão do Governo do Tocantins há 3 anos, enfim teve uma boa notícia para se orgulhar

Crédito: Divulgação

O ex-governador Mauro Carlesse, que tem enfrentado um verdadeiro “calvário” desde que deixou a gestão do Governo do Tocantins há 3 anos, enfim teve uma boa notícia para se orgulhar.

 

Antes do recesso parlamentar, os deputados estaduais aprovaram as contas de Mauro Carlesse à frente do Poder Executivo nos anos de 2019, 2020 e 2021. Uma vitória e tanto nesses dias de tormenta para Carlesse, que tem sofrido com uma série de denúncias.



Uma coisa é preciso reconhecer, como aquela frase “Dê a César o que é de César”, foi Carlesse quem enfrentou a crise administrativa, política e econômica, que afetou o Estado por muitos anos, inclusive tornando o Tocantins um estado sem crédito e sem credibilidade nacional e internacional.

 

Foi Carlesse quem pegou o Estado “quebrado”, sem gasolina nas viaturas e ambulâncias, com uma folha de pagamento inchada e atrasada, sem capacidade de investimento e de cobrir as próprias despesas. Foi preciso um choque de gestão, redução de despesas, otimização da utilização de recursos, renegociação de dívidas e a realização de mutirões na saúde, infraestrutura e na solução de processos.

 

Em pouco mais de um ano no Governo, ainda em 2019, a gestão de Mauro Carlesse apresentou os primeiros resultados que foi o enquadramento do Tocantins na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A partir daí as portas se abriram, com a volta da credibilidade, pagamento dos servidores públicos adiantado, o início e a retomada de grandes obras. O Tocantins passou a viver um novo momento de gestão.  



Com o enquadramento na LRF, Carlesse conseguiu os recursos e começou a obra da nova ponte de Porto Nacional, iniciou o Hospital Geral de Araguaína, colocou o novo Hospital de Gurupi para funcionar,retomou e concluiu as grandes escolas de tempo integral iniciadas ainda por Siqueira Campos (somente inauguradas pelo atual governo). Levou asfalto para o Jalapão e conseguiu os recursos para a construção de um aeroporto em São Félix, para o parque tecnológico de Palmas e outras inúmeras obras. Carlesse implantou o curso de Medicina da Unitins no Bico do Papagaio e lançou o programa Tocando em Frente, para realizar obras nos 139 municípios do Estado.

 

Quando deixou o Governo, Carlesse entregou o Estado com mais R$ 2 bilhões em caixa, fato este que é público e registrado pela imprensa na época. Talvez por tudo isso, o ex-governador tenha recebido da corte de contas e o parlamento estadual, o devido reconhecimento de seu trabalho à frente do Executivo.

 

Sebastião Albuquerque Cordeiro, ex-chefe de gabinete do governo Mauro Carlesse e ex-presidente do Naturatins

Comentários (0)