Oito em cada dez brasileiros consideram o cooperativismo atual, inovador e moderno, e a grande maioria consegue citar de cabeça pelo menos uma cooperativa. Os resultados fazem parte da Pesquisa de Imagem do Cooperativismo 2023, realizada pelo Sistema OCB em parceria com a Checon Pesquisa. O levantamento mostrou que o conhecimento sobre o coop aumentou nos últimos anos e indicou desafios para ampliar ainda mais a visibilidade do modelo como forma de fazer negócios.
A pesquisa ouviu 11.522 homens e mulheres de todos os estados do país, moradores das capitais e do interior, de diferentes idades, renda familiar e escolaridade, formando uma amostra representativa da população brasileira.
Com análise quantitativa e qualitativa, o levantamento mostrou que cada vez mais brasileiros conhecem o coop e sabem o que ele representa. Nesta edição, 77% dos entrevistados souberam mencionar o nome de uma cooperativa; em 2018, na primeira vez que a pesquisa foi realizada, esse percentual havia sido de 44%.
Na Pesquisa de Imagem do Cooperativismo 2023, as cooperativas mais lembradas foram dos ramos agropecuário e de crédito, setores em que o coop tem presença consolidada. As cinco mais citadas pelos entrevistados foram Sicoob, Sicredi, Aurora, Coamo e Cocamar.
Quando perguntados sobre que palavras mais representam o cooperativismo, os brasileiros lembram de união, aliança, força, soma de esforços, ajuda, apoio, auxílio, solidariedade e cooperação. A maioria dos entrevistados sabem que o cooperativismo é um modelo de negócio coletivo, acreditam que as cooperativas geram trabalho e renda e que ajudam a economia local.
Além disso, para 63% dos brasileiros ouvidos na pesquisa, a origem cooperativista influencia a escolha de um produto ou serviço. Cerca de 35% associam o coop ao consumo consciente; 32% afirmam que os produtos cooperativistas oferecem mais segurança em relação à procedência; e 32% associam as marcas coop a preços justos.
Os resultados positivos da pesquisa relacionados aos valores e benefícios do cooperativismo para as pessoas e comunidades também indicaram um desafio: mostrar que, além de tudo isso, o coop é um bom negócio, uma forma inteligente de empreender e ganhar dinheiro.
“Essas informações são fundamentais para orientar os nossos esforços de comunicação e, principalmente, identificar os pontos que precisamos reforçar ou esclarecer para a população em geral. Com todas essas informações em mãos, o Sistema OCB continuará atuando incansavelmente para tornar o cooperativismo ainda mais conhecido e valorizado pela sociedade”, afirma a gerente de Comunicação e Marketing do Sistema OCB, Samara Araujo.
Segundo dados do Anuário do Cooperativismo 2023, as 4.693 cooperativas brasileiras movimentaram R$656 bilhões em receitas e ganhos em 2022, além de serem responsáveis por mais de 524 mil empregos diretos.
“Para algumas pessoas, o conceito de cooperativismo é associado à filantropia ou assistencialismo e não a negócios. Estamos trabalhando para mudar essa percepção e mostrar que as cooperativas são competitivas, têm grande impacto econômico e oferecem vantagens para quem escolhe o coop como forma de fazer negócios e de consumir produtos e serviços”, complementa Samara.
Campanha
Para deixar essa mensagem bem clara e de forma estratégica, a nova campanha do movimento SomosCoop – criado pelo Sistema OCB para aproximar o cooperativismo da sociedade – tem foco exatamente na força econômica dos empreendimentos coop.
“O Sistema OCB monitora a percepção da sociedade sobre o cooperativismo por meio de pesquisas, testes, estudos de comportamentos e tendências. E a comunicação acompanha os resultados para tomar decisões baseadas em dados. Por isso, este ano, além de realçar os benefícios do cooperativismo, a campanha de 2024 vem para afirmar: o cooperativismo é um bom negócio e temos milhares de histórias que comprovam isso”, explicou o analista de design gráfico do Sistema OCB, Lucas Badú.
Com o mote “O cooperativismo é um bom negócio”, a ação destaca as vantagens do cooperativismo como uma escolha inteligente e convida o público a fazer parte do movimento, seja associando-se a uma cooperativa ou consumindo produtos e serviços com a marca coop.
A mensagem central é clara: a expressão bom negócio destaca as vantagens, a viabilidade econômica e os benefícios que o cooperativismo oferece à sociedade nos sete ramos em que atua: agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços.
“O cooperativismo é um negócio ganha-ganha. Com a campanha, queremos mostrar a cada vez mais pessoas que cooperar é uma opção vantajosa e, sem dúvida, uma escolha inteligente para todos”, afirmou Samara Araujo.
A nova campanha no movimento SomosCoop já está no ar, com divulgação de vídeos, spots em rádios, publicações nas redes sociais e ações com influenciadores. E aí, Bora Cooperar?
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