Década de 1990-2000: o aprendizado de máquina (Inteligência Artificial) e a web

Crédito: Divulgação

Dando sequência na saga da histórica da evolução da I.A, a década de 1990 e o início dos anos 2000 testemunharam um avanço significativo na interseção entre o aprendizado de máquina e/ou Inteligência Artificial e a World Wide Web. Este artigo destaca a evolução dessas áreas durante esse período, destacando como a explosão da Internet influenciou o desenvolvimento de algoritmos de aprendizado de máquina e vice-versa. Além disso, discute-se o surgimento de motores de busca e sistemas de recomendação alimentados por inteligência artificial (IA), que se tornaram componentes essenciais da experiência online.

 

O final do século XX marcou o início de uma era de avanços tecnológicos rápidos e transformadores. Nesse contexto, a fusão entre o aprendizado de máquina e a Web emergiu como um campo de estudo crucial, impulsionado pela crescente disponibilidade de dados online e pela necessidade de extrair informações úteis desses vastos conjuntos de dados. A década de 1990 viu os primeiros passos nessa jornada, enquanto os anos 2000 consolidaram e ampliaram essas conquistas.

 

Durante a década de 1990, o aprendizado de máquina estava ganhando destaque como uma disciplina promissora, com pesquisadores explorando algoritmos capazes de aprender com dados e realizar tarefas específicas sem instruções explícitas. A disponibilidade crescente de dados online ofereceu um terreno fértil para aplicar esses algoritmos. A Web emergente tornou-se uma fonte rica de informações em constante expansão, desde páginas da Web até dados transacionais.

 

Algoritmos de aprendizado de máquina, como árvores de decisão, redes neurais e algoritmos de clustering, foram adaptados para lidar com a complexidade e o volume dos dados da Web. O desenvolvimento de técnicas de mineração de dados permitiu a extração de padrões e informações úteis a partir desses dados, contribuindo para uma melhor compreensão do comportamento dos usuários online, análise de sentimentos e personalização de conteúdo.

 

A proliferação da Internet teve um impacto significativo no avanço do aprendizado de máquina. Por um lado, a enorme quantidade de dados gerados pelos usuários da Web impulsionou a necessidade de técnicas sofisticadas de aprendizado de máquina para processar e extrair insights desses dados. Por outro lado, os avanços no aprendizado de máquina contribuíram para melhorar a eficiência e a relevância dos serviços online, como motores de busca, sistemas de recomendação e filtragem de spam.

 

Os motores de busca tornaram-se uma ferramenta indispensável para navegar na vasta quantidade de informações disponíveis na Web. Durante a década de 1990 e os anos 2000, os motores de busca começaram a integrar algoritmos de aprendizado de máquina para melhorar a precisão e a relevância dos resultados de pesquisa. Algoritmos como PageRank, desenvolvido pelo Google, revolucionaram a forma como as páginas da Web eram classificadas e recuperadas, levando a uma experiência de busca mais eficaz e personalizada.

 

Da mesma forma, os sistemas de recomendação tornaram-se uma característica proeminente de plataformas online, desde recomendações de produtos em sites de comércio eletrônico até sugestões de conteúdo em serviços de streaming de vídeo. Esses sistemas utilizam algoritmos de aprendizado de máquina para analisar o comportamento do usuário e prever suas preferências, proporcionando uma experiência mais personalizada e envolvente.

 

A década de 1990 e os primeiros anos do novo milênio foram testemunhas de uma convergência notável entre o aprendizado de máquina e a Web. O crescimento exponencial da Internet proporcionou um ambiente rico para aplicar técnicas de aprendizado de máquina na análise de dados online, enquanto os avanços no aprendizado de máquina impulsionaram a evolução dos serviços online, como motores de busca e sistemas de recomendação. À medida que avançamos para o futuro, é provável que essa interseção continue a desempenhar um papel crucial na forma como interagimos e utilizamos a Web. Sei que os leitores curiosos devem estar ansiosos para chegarmos logo nos primeiros passos da nova I.A, mas em breve chegaremos nos anos de 2024 e terão muitas, mas muitas informações do que poderemos assistir e/ou participar no mundo das I.As.

 

Por Leonardo Luiz Ludovico Póvoa - Poeta, Administrador, Doutorando em Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa - Portugal. (www.poetabrasileiro.com.br)

Comentários (0)