Pré-Libertadores costuma ser complicada para brasileiros; veja quando será o sorteio

Times brasileiros conhecerão seus adversários na pré-Libertadores em sorteio marcado para 19 de dezembro, com desafios previstos em dois mata-matas até a fase de grupos

Crédito: Pixabay/Reprodução

Bahia e Corinthians são os brasileiros que vão participar da pré-Libertadores, e a Conmebol já divulgou a data do sorteio dos confrontos. Muitos torcedores, inclusive, estão dando seus palpites nas casas de apostas legalizadas. A pergunta que eles se fazem é se ambas as equipes conseguirão passar para a fase de grupos do torneio.

 

Tanto o Tricolor quanto o Timão conhecerão seus adversários no dia 19 de dezembro, quando a entidade sul-americana realizará o sorteio. Esta etapa da pré-Libertadores contará com três fases.

 

Na primeira, não haverá presença de clubes brasileiros nem argentinos. Eles só participam da segunda-fase em diante. Ou seja, Bahia e Corinthians terão de passar por dois mata-matas se quiserem chegar à fase de grupos da Libertadores.

 

O Timão conquistou sua vaga na pré-Libertadores após protagonizar uma recuperação improvável no Brasileirão. A equipe, que corria sérios riscos de ser rebaixada, conquistou uma série de bons resultados após a chegada do treinador Ramón Díaz e do atacante Memphis Depay.

 

Dessa forma, deixou as últimas colocações e conseguiu garantir uma vaga na prévia da competição mais importante do continente. Já o Bahia, um dos clubes brasileiros que viraram SAF, fez uma campanha bastante regular no torneio e deverá trazer reforços importantes para 2025.

 

 

Times que estão na pré-Libertadores

Além de Bahia e Corinthians, outros 13 times já estão confirmados na pré-Libertadores. São eles: Deportes Iquique (Chile), Ñublense (Chile), Barcelona de Guayaquil (Equador), El Nacional (Equador), Cerro Porteño (Paraguai), Nacional-PAR (Paraguai), Melgar (Peru), Alianza Lima (Peru), Boston River (Uruguai), Defensor Sporting (Uruguai), Universidad Central (Venezuela), Monagas (Venezuela) e Santa Fe (Colômbia).

 

Mas ainda faltam ser confirmados os representantes da Bolívia, um da Colômbia e um da Argentina, que pode ser o River Plate, caso o Huracán não vença o Campeonato Argentino.

 

Com isso, independentemente da presença ou não da equipe de Marcelo Gallardo, a prévia do torneio sul-americano deverá ser bastante equilibrada. E, claro, as dificuldades podem ser maiores ou menores a depender do caminho indicado pelo sorteio.

 

 

Brasileiros já foram eliminados sete vezes nesta fase

Como se nota, portanto, a vida de Bahia e Corinthians não será nada fácil e vale lembrar que muitos clubes brasileiros já foram eliminados na pré-libertadores. O Corinthians, inclusive, já vivenciou isso duas vezes: em 2011, quando perdeu para o Tolima (COL), e em 2020, ano em que caiu para o Guaraní (PAR).

 

Mas, além do Timão, também já caíram na pré-Libertadores as seguintes equipes: Chapecoense (2018), São Paulo (2019), Grêmio (2021), Fluminense (2022), Fortaleza (2023) e Red Bull Bragantino (2024).

 

Isso tudo reforça que os brasileiros não podem encarar essa fase como algo meramente protocolar. É preciso ter em mente que decisões vão ser jogadas e uma preparação inadequada pode custar a eliminação do principal torneio do continente.

 

Além disso, o Timão fez investimentos importantes no último semestre e deverá fazer outros para 2025. Dessa forma, ficar fora da Libertadores não representa apenas um infortúnio esportivo, mas também uma queda de receita.

 

 

Hegemonia brasileira

Ao longo dos últimos anos, os brasileiros construíram uma verdadeira hegemonia na Copa Libertadores. De 2019 até 2024, foram seis títulos consecutivos, com Flamengo (2019 e 2022), Palmeiras (2020 e 2021), Fluminense (2023) e Botafogo (2024).

 

Em 2025, novamente os clubes brasileiros vão entrar como favoritos, e Bahia e Corinthians também sonham em chegar longe na Libertadores. O Timão, afinal, já venceu a competição e é um dos maiores times do continente.

 

Já o Bahia, depois que virou SAF, elevou seu nível de contratações e certamente terá um time forte para a próxima temporada. Os torcedores, portanto, podem se preparar para uma Libertadores, e uma temporada em geral, bastante competitiva e de alto nível técnico.

 

Comentários (0)