O que é poliuretano?
Comumente chamado de PU ou PUR, o poliuretano é uma espuma utilizada como isolamento térmico . Esta espuma resulta da reação entre dois componentes principais, na presença de vários adjuvantes, para obter a sua forma final e o seu forte poder isolante.
Dependendo dos adjuvantes, o poliuretano pode ser flexível ou rígido e oferecer inúmeras aplicações. Na verdade, há muitos tipos de pu então podemos falar de poliuretanos, no plural. Assim, podemos encontrar o poliuretano na forma sólida (borracha de poliuretano, colas, couro, etc.). O poliuretano também pode ser apresentado na forma de espuma rígida. Aqui estamos interessados apenas em espuma de PU rígida ou pulverizada usada para isolamento doméstico. Geralmente são paineis rígidos de poliuretano compostos por duas faces entre as quais a espuma é despejada na fábrica. Também pode ser espuma PU pulverizada diretamente no canteiro de obras.
Os componentes do poliuretano
Sem entrar em muitos detalhes sobre o processo de fabricação, pois é necessário conhecimento de química para dominá-lo, saiba que o poliuretano é fabricado por polimerização . É uma reação entre vários compostos principalmente orgânicos: diversos poliois e isocianatos, que são derivados da química do petróleo ou mesmo da reciclagem de PET (garrafas de água, embalagens plásticas, etc.) ou poliuretano para serem reciclados.
Para obter a espuma de poliuretano, que servirá para isolar a sua casa ou apartamento, adicionamos a estes dois componentes líquidos um agente de expansão, aditivos e retardadores de chama que melhoram a reação ao fogo dos produtos.
Que tipo de embalagem para isolamento de poliuretano?
A espuma de poliuretano para isolamento vem em paineis ou em espuma.
A embalagem em paineis rígidos permite isolar todas as paredes opacas da casa: paredes instaladas pelo exterior ou pelo interior , pisos, telhados planos, telhados inclinados e sótãos perdidos.
A embalagem das espumas isolantes pulverizadas apresenta-se na forma líquida em tambores, que se expandem quando os diferentes constituintes são misturados. Uma vez projetada no suporte, esta espuma “incha” e torna-se hermética. Pode ser utilizada para isolar pisos, telhados e paredes, mas esta técnica é mais recomendada para o uso de profissionais. Essa espuma pulverizada também é conhecida na forma de aerosol (spray de poliuretano) e é utilizada para preencher pontos singulares e pontes de ligação térmica, como bordas de marcenaria, caixilhos de portas ou blocos de tomadas ou interruptores.
Quais são as vantagens do poliuretano?
O poliuretano é um isolamento extremamente leve. Isto o torna um material muito fácil de manusear e transportar, ideal para instalar o seu isolamento. Esta leveza é ainda mais interessante em renovações, como no caso do isolamento da cobertura, para evitar o reforço da estrutura do caixilho existente.
O desempenho térmico do poliuretano é excelente. Tem até metade da espessura de outros isolantes térmicos tradicionais para o mesmo desempenho térmico (resistência R do isolamento). É, portanto, um material preferido para limitar a perda de espaço vital ao isolar a sua propriedade.
Sua resistência mecânica à compressão o torna um isolante durável para sua casa. Isto é particularmente importante quando o painel de poliuretano é instalado horizontalmente e há tráfego de pedestres nele (sob uma betonilha, por exemplo, ou em um telhado de terraço transitável).
As suas dimensões variadas são adequadas para muitas áreas da casa: sótãos, espaços inclinados e telhados, paredes e divisórias interiores e exteriores e pisos baixos.
As suas propriedades isolantes são estáveis ao longo do tempo: sem sedimentação do material, revestimentos impermeáveis que mantêm as capacidades aislantes (para paineis rígidos) e condutividade térmica homogénea e inalterada ao longo do tempo.
Qual a espessura de poliuretano para um bom isolamento?
A espuma de poliuretano possui uma condutividade térmica que pode variar de 0,020 a 0,025 W/mk . Como interpretar esta figura? Quanto mais baixo, melhores serão as qualidades de isolamento térmico , independentemente da espessura do material.
A espessura do isolamento a instalar varia em função do desempenho esperado, mas também da localização da casa a isolar e da zona climática em que se vive. Para o ajudar a orientar-se, apresentamos aqui as resistências térmicas mínimas a obter para beneficiar de auxílios estatais em caso de renovação e as espessuras indicativas associadas.
Quanto custa a espuma de poliuretano?
O poliuretano é mais caro do que alguns outros materiais isolantes, mas oferece melhores características térmicas na mesma espessura do que a maioria dos outros isolantes, como poliestireno expandido (EPS), lã de rocha ou lã de vidro. Peça a vários profissionais que comparem os preços dos materiais e da instalação.
Como injetar espuma de poliuretano em lata de spray?
Para injetar espuma de poliuretano embalada em aerossol, é necessário primeiro garantir que sua temperatura esteja entre 5° e 40°C, bem como a temperatura ambiente. O nível de umidade não deve exceder 85%.
Em seguida, devem ser feitos furos na peça a ser isolada, espaçados aproximadamente de 50 a 150 cm. A espuma em spray pode ser usada para isolar áreas pequenas e específicas, como ao redor de uma janela de telhado, porta ou janela.
Comentários (0)