Edição 2012 do Festival Varilux de Cinema Francês chega ao Lumiére

Nesta sexta,17, o Festival Varilux de Cinema Francês traz o melhor do cinema da França para Palmas. O evento será no cinema Lumiére. A programação conta com uma seleção de longas dos mais variados gêneros.

 Sucesso em 2011 com mais de 45 mil espectadores, o Festival Varilux de Cinema Francês traz o melhor do cinema da França da atualidade em mais uma edição nacional, de 17 a 23 de agosto. Com um formato pioneiro, o evento é o primeiro festival digital nacional e vem pela primeira vez a Palmas no cimema Lumiére. Em 2012 o evento cresceu e chegará a 33 cidades brasileiras – um crescimento de mais de 30% em relação ao ano passado – que poderão assistir às exibições de filmes franceses inéditos no Brasil, em mais de 45 salas de cinema. A programação será simultânea e conta com uma seleção de longas dos mais variados gêneros, da comédia ao thriller. O Rio de Janeiro é a cidade sede do Festival Varilux. 

 
No dia de abertura, realizada no dia 17/08, serão exibidos os longas: “E A gora Aonde Vamos?” de Nadine Labaki; “O Barco da Esperança” de Moussa Touré; “Polissia” de Maiwenn  e “Adeus Berthe ou o Enterro da Vovó” de Bruno Podalydes.
 
Entre outros importantes títulos no Festival Varilux estão vários filmes que foram exibidos no último festival de Cannes 2012, como "Aliyah" (Alyah), de Elie Wajeman; e filmes que serão lançados em breve no mercado brasileiro como "Uma garrafa no mar de Gaza" (Une bouteille à la mer), de Thierry Binisti ; "Um evento feliz" (Un heureux événement), de Remy Bezançon ; "A Filha do Pai" (La fille du puisatier), de Daniel Auteuil ; "Paris-Manhattan", de Sophie Lellouche ; "A arte de amar" (L\'art d\'aimer), de Emmanuel Mouret ; "Titeuf", de Zep ; "My Way, O Mito Além da Música" (Cloclo), de Florent Emilio Siri ; "A Vida Vai Melhorar" (Une Vie Meilleure), de Cédric Kahn ; e "O Monge" (Le Moine), de Dominik Moll. 
 
Segundo o Diretor Geral da Essilor Brasil, Bernardo Ferrer, o apoio a um evento como esse é importante para a interação entre as culturas brasileira e francesa. “Acima de tudo objetivamos oferecer à população maior acesso ao que há de mais moderno no cinema francês”, afirma Ferrer.
 
 
 Além disso, o evento acontecerá simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Belém, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Indaiatuba, João Pessoa, Juiz de Fora, Londrina, Macaé, Maceió, Maringá, Natal, Nova Friburgo, Palmas, Porto Alegre, Recife, Resende, São Luís, Santa Maria, Santos, Salvador, Sorocaba, Teresópolis, Tubarão e Vitória. 
 
A programação do Festival Varilux de Cinema Francês pode ser conferida no site – www.variluxcinefrances.com

Comentários (0)