Livro e mostra “Expedição Natureza -Tocantins” continuam expostos

Foram mais de 10 mil imagens, para que apenas 156 fizessem parte do livro e 47 compusessem exposição.

Lagoa da Confusão
Descrição: Lagoa da Confusão Crédito: Ze Paiva

Toda a exuberância do Jalapão, Parque Nacional do Araguaia, Parque Estadual do Cantão e outras belezas naturais do Tocantins sob as lentes do premiado fotógrafo catarinense Zé Paiva ainda podem ser apreciadas no hall de entrada do auditório do Palácio Araguaia no lançamento de seu livro e da exposição de fotografias “Expedição Natureza- Tocantins”. O projeto foi realizado por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (federal) - e patrocinado pelas empresas Saneatins e Tractebel Energia S.A. e conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria de Estado do Meio ambiente.

 

Depois de 62 dias descobrindo o Tocantins com sua câmera fotográfica, Zé Paiva registrou maravilhas até então desconhecidas pela maioria dos brasileiros. Foram mais de 10 mil imagens, para que apenas 156 fizessem parte do livro e 47 compusessem exposição.

 

Segundo Zé Paiva, a ideia de um novo livro de arte com a temática sobre o Tocantins surgiu durante uma viagem de férias, quando visitava o estado junto com a autora de textos Adriana Dias Trevisan. “Foi amor à primeira vista! Voltamos com a ideia de fazer o livro”, conta Zé Paiva.

 

A partir desta sexta-feira, 26, a exposição com 47 fotos sob curadoria de Rosely Nakagawa, que ficará em exibição até dia 25 de novembro estará aberta para visitação. O livro está previsto para ser lançado também em São Paulo, Brasília e Florianópolis.

 

O livro é uma publicação da FM Editorial, com textos da escritora e doutora em gestão ambiental Adriana Dias, prefácio por Bené Fonteles e fotografias de Zé Paiva.

 

O Fotógrafo

José Luiz Martins (Zé) Paiva trocou a engenharia pela fotografia após uma longa viagem pela Europa e norte da África, em 1983. Iniciou no fotojornalismo na sucursal do jornal “O Globo”. Mudou-se, então, para Florianópolis, onde, desde 1984, dirige sua empresa. Aprimorou seus estudos em 1993 no International Center of Photography, em Nova Iorque.

 

Realizou exposições nas principais cidades do Brasil e recebeu diversos prêmios, entre eles o Raulino Reitz, da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, em 2002, e menções honrosas no International Photo Awards, em Nova Iorque, em 2005, 2006 e 2012, e no Prix de la Photographie, em Paris, em 2007. Teve fotos publicadas em dezenas de livros, revistas e calendários. Em 2004, lançou o livro Santa Catarina – Cores e Sentimentos, pela Editora Escrituras. Concebeu e coordenou o projeto Expedição Natureza Santa Catarina, que resultou no livro lançado em 2005 pela editora Letras Contemporâneas.

 

Comentários (0)