13ª Semana da Diversidade Sexual e de Gênero começa hoje; Parada será dia 14

A programação da XIII Semana da Diversidade Sexual e de Gênero inicia nesta terça-feira, 9. A abertura oficial acontece na próxima quinta-feira, 11, no auditória da Assembleia Legislativa

Parada LGBT acontece no próximo domingo, 14
Descrição: Parada LGBT acontece no próximo domingo, 14 Crédito: Bonifácio/T1Notícias

"Ocupar e Resistir: Lutando e Visibilizando os Direitos das Pessoas LGBTQ" acontece na próxima quinta-feira, 11, mas hoje, 9, às 19h, em Palmas, já acontece a primeira atividade da programação, no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

 

A primeira ação é o Talkshow LGBTQ “Questão Social: Visibilidade e Cidadania em debate”, promovido pelo Núcleo Educacional de Gênero e Sexualidade (Neges) do IFTO.  O mediador das entrevistas e debate será o professor do curso de Gestão Pública do IFTO, Adão dos Santos.

 

A abertura oficial será às 19h de quinta-feira, no auditório da Assembleia Legislativa, quando será discutido o tema “Escola e Família: Espaço de Opressão?”, que terá como mediadores Damião Rocha, Maria Regina e Bruna Irineu. Ainda na quinta-feira, acontece a festa de lançamento oficial da XIII Parada LGBT do Estado do Tocantins, no Lanterna Lounge Bar.

 

Na sexta-feira, 12, haverá exibição e roda de conversa sobre o filme "Orgulho e Esperança", de Matthew Warchus, no auditório no Museu Coluna Prestes. E no sábado, 18, acontecerá, a partir das 16h30, o piquenique LGBT, para acompanhar o por do sol no Parque Cesamar.

 

Encerrando a semana, no domingo, 14, acontece a Parada LGBT. A concentração com atividades culturais será na Avenida Palmas Brasil a partir das 14h. Já às 18h começa a caminhada que vai sair da Avenida, com percurso via Theotônio Segurado, até a Praça do Bosque. O encerramento será com show de Malu Lopes e a banda Mestre Kuca, às 20h, na Praça do Bosque.

 

Ano passado

Em 2015 quase duas mil pessoas participaram da Parada da Diversidade Sexual em Palmas. Com o tema “Tire a sua homolesbobitransfobia do meu caminho que eu quero passar com o meu amor”, o evento reuniu grande parte da comunidade LGBT do Tocantins e também foi acompanhado pelo público palmense que parou nas ruas para assistir o movimento.

Comentários (0)