1ª Oficina sobre Plataformas SUS Digital ocorre na segunda-feira, 29

Programação será a partir das 8h30, no auditório da Assembleia

Crédito: Reprodução

Nesta segunda-feira, 29, das 8h30 às 17h, o Tocantins sediará a 1ª Oficina Técnica de Expansão da Rede Nacional de Dados em Saúde e Plataformas SUS Digital. O evento será realizado pela Secretaria da Saúde (SES-TO), no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), e conta com parceria do Ministério da Saúde (MS).

 

A Oficina é coordenada pelo Centro de Inteligência Estratégica para Gestão do SUS no Tocantins (Cieges/SES-TO), com a colaboração da equipe do SUS Digital Tocantins. É direcionada a gestores, profissionais de saúde e profissionais da área de tecnologia dos municípios. Os interessados devem fazer a inscrição gratuitamente neste link.

 

O evento tem o objetivo de proporcionar um espaço de educação permanente para gestores e profissionais de saúde e profissionais de Tecnologia da Informação (TI) municípios do Estado do Tocantins, sobre o cenário atual da Saúde Digital do Brasil, bem como sobre a integração, engajamento e valor de uso da Rede Nacional de Dados em Saúde e Plataformas SUS Digital.

 

As palestras serão ministradas por especialistas na área que vão abordar as temáticas: Programa SUS Digital: Plano de Ação e próximos passos; RNDS: Plataforma de Interoperabilidade do Brasil; Plataformas SUS Digital: Status e Valor de Uso; Telessaúde: Estratégias e ações de saúde digital; Cenários de integração à RNDS estado do Tocantins; Experiência exitosa na integração à RNDS; Fluxo de Integração PEC e-SUS à RNDS e SUS Digital Profissional. E finaliza com Novidades PEC e-SUS APS e Plano de Trabalho Transformação Digital.

 

Confira a programação:

8h30 - Credenciamento e Mesa de Abertura (MS, SEMS-TO, SES/TO, Cosems/TO)

8h45 - Mensagem de acolhimento - Dra. Ana Estela Haddad e Dra. Paula Xavier (Seidigi/MS)

9h00 - Programa SUS Digital: Plano de Ação e próximos passos - Thaís Lucena ((Seidigi/MS) 

9h30 - RNDS: Plataforma de Interoperabilidade do Brasil - Veridiana Ramalho (Seidigi/MS)

10h - Plataformas SUS Digital: Status e Valor de Uso -  Josélio Queiroz (Seidigi/MS)

10h45 - Telessaúde: Estratégias e ações de saúde digital - João Pedro Braga (Seidigi/MS)

11h30 - Espaço para dúvidas

14h - Cenários de integração à RNDS estado do Tocantins – Josélio Queiroz (Seidigi/MS)

14h30 - Experiência exitosa na integração à RNDS – Município de Palmas

15h00 - Fluxo de Integração PEC e-SUS à RNDS e SUS Digital Profissional – Walter Vieira (Saps/MS)

15h30 - Novidades PEC e-SUS APS – Walter Vieira (Saps/MS)

16h00 - Espaços de dúvidas

16h30 - Plano de Trabalho Transformação Digital  - Michelle Filgueira (SES/TO)

 

Programa SUS Digital

Conforme o Ministério da Saúde, o Programa SUS Digital tem por objeto a saúde digital, com abordagem multidisciplinar, com escopo na intersecção entre tecnologia, informação e saúde, incorporando software, hardware e serviços, como parte do processo de transformação digital. 

 

A saúde digital engloba, entre outros, sistemas de informação interoperáveis, registro eletrônico de dados de saúde, aplicação da ciência de dados, inteligência artificial, telessaúde, aplicações móveis de saúde, dispositivos vestíveis, robótica aplicada, medicina personalizada, e internet das coisas, entre outros, voltados para o setor de saúde. 

 

O Programa SUS Digital é composto pelos eixos: Cultura de saúde digital, formação e educação permanente em saúde; Soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS; e pelo eixo 3 Interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde.

 

Comentários (0)