1º Fórum de Liberdade Religiosa do Tocantins acontece neste sábado, 11, na UFT

Dados que envolvem intolerância religiosa são preocupantes no Brasil e país registrou três queixas de intolerância religiosa por dia no ano passado.

Crédito: Divulgação

O 2º relatório sobre Intolerância Religiosa: Brasil, América Latina e Caribe, organizado pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e pelo Observatório das Liberdades Religiosas com apoio da Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, apontou um aumento dos casos de intolerância religiosa no país nos últimos anos.



Segundo os dados, o número de denúncias de intolerância religiosa no Brasil aumentou 106% em apenas um ano. Passou de 583, em 2021, para 1,2 mil, em 2022, uma média de três por dia. O Estado recordista foi São Paulo (270 denúncias), seguido por Rio de Janeiro (219), Bahia (172), Minas Gerais (94) e Rio Grande do Sul (51).



A maior parte das denúncias foi feita por praticantes de religiões de matriz africana, como umbanda e candomblé. Seis em cada dez vítimas foram mulheres. Só nos primeiros 20 dias de 2023, o Disque 100, canal para denúncias de violações de direitos humanos, registrou 58 ocorrências.



Conscientização



A conscientização e sensibilização sobre o tema ainda é um dos melhores mecanismos para educação e promoção da Liberdade Religiosa, que é o oposto da intolerância religiosa. Munir a sociedade de informação e ampliação do debate é essencial para educação religiosa e combate da intolerância na sociedade.



Por isso, com o objetivo de promover o debate a cerca da temática, a Igreja Adventista do Sétimo Dia está organizando no próximo sábado, 11, às 13h, no CUICA- auditório da Universidade Federal em Palmas, o I Fórum Regional de Liberdade Religiosa do Tocantins - FORLIR/TO. O evento é gratuito, direcionado à toda sociedade civil, quem desejar pode levar 1 kg de alimento não perecível.



O encontro de diversidade e tolerância religiosa vai trazer reflexões sobre a laicidade do Estado, sobre a dificuldade que alguns religiosos encontram de expressar sua crença e as garantias e direitos que todo cidadão tem ao buscar respeito pela escolha de sua opção religiosa.



Participarão do evento a presidente da 1ª Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB no Brasil, advogada e Mestre em Filosofia Dra. Damaris Moura; o Mestre e professor da UFT Dr. Judikael Castelo Branco; a Líder espiritual, Tânia Maria; o Deputado estadual e autor do PL de liberdade religiosa no TO, Moseimar Marinho; e o Precursor do FORLIR no Brasil, Pr. Hélio Carnassalle. Participação musical do Ministério VOX.



Inscrição



O interessado pode se inscrever por meio do link ou na página do evento no Instagram@forlirtocantins e ter direito a um certificado de participação no FORLIR/TO.

Comentários (0)