2ª CIPM comemora 10 anos de implantação do Proerd

Regional de Dianópolis atende nove municípios, totalizando 12.425 alunos atendidos/formandos através do programa desde sua implantação.

Na solenidade militares que atuaram na implantação do Proerd foram homenageados
Descrição: Na solenidade militares que atuaram na implantação do Proerd foram homenageados Crédito: Divulgação

Com a realização do III Seminário, a Companhia Independente da Polícia Militar do Tocantins (2ª CIPM), de Dianópolis, comemorou nesta sexta-feira, os 10 anos de implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), na regional, que atende nove municípios, totalizando 12.425 alunos atendidos/formandos através do programa desde sua implantação.

 

A solenidade, que aconteceu no auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus de Dianópolis, contou com a presença do Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, Coronel, Henrique de Souza Lima Júnior, representando o Comandante Geral da PM/TO, Coronel, Joizon Veras Barbosa, Comandante da 2ª CIPM, Major Denyure Cavalcante, Coordenadora do Proerd no Tocantins, Tenete Coronel, Alídes Pereira Machado, Prefeito de Dianópolis, Padre Gleibson Moreira Almeida e mais autoridades.

 

Durante o evento, a Companhia homenageou 270 pais de alunos, que receberam o certificado do currículo do Proerd Pais “Capacitando os pais para ajudarem os filhos a fazerem escolhas positivas”.

 

A solenidade contou com a presença de prefeitos das cidades que compreendem a regional da 2ª CIPM, onde existe a presença do Proerd, diretores de escolas, secretários municipais de educação, policiais militares que já integraram a equipe do Proerd nos últimos anos, demais autoridades e claro, a presença ilustre do mascote do programa, o Leão Daren.

 

Uma das questões que tem chamado a atenção das autoridades no mundo é o suicídio, problema enfrentado por diversas famílias, em função da depressão. Em terceiro lugar no ranking internacional de causa de morte, o suicídio foi abordado durante o evento, através de uma palestra com o psicólogo, Ronan Dorneles.

 

Na solenidade, receberam homenagens, militares que atuaram na implantação do programa. “O Proerd teve sua semente plantada com ajuda de muitas pessoas. Hoje, comemoramos 10 anos de sua implantação e esse fruto é resultado da união e esforço de todos aqueles que acreditaram em um projeto tão bonito e importante para a transformação da sociedade”, disse, a Sargento Elisandra, que implantou o Proerd, na 2ª CIPM, em Dianópolis, homenageando professores, ex-professores, diretores e coordenadores escolares daquela época.

 

Em suas palavras, o Chefe do Estado Maior, lembrou sua passagem pela 2ª CIPM, destacando a importância do Proerd. “A Polícia Militar é sempre vigilante e desenvolve ações que visam prevenir a criminalidade em todo Estado. Uma dessas ações é o Proerd, que para nós é uma das forças mais importantes que a Polícia Militar têm em parceria com a comunidade e autoridades políticas, no combate às drogas”, disse, Coronel Henrique de Souza Júnior.

 

O prefeito de Dianópolis, Padre Gleibson Moreira, falou em nome dos demais prefeitos da região, parabenizando a Polícia Militar pelos 10 anos de Proerd na região, destacando as importantes parcerias do município com a Instituição. “Já ouvimos e por muitas vezes assistimos, muitas famílias perderem seus filhos para o mundo das drogas. As drogas passou a ser um problema de saúde pública e para combate-la, é necessária a união de todos. Temos muita gratidão à Polícia Militar, por implantar em nossa cidade e nos municípios vizinhos, este programa que de forma fantástica, trabalha a prevenção e o combate às drogas e a violência. Somos parceiros da PM/TO e vamos continuar unidos com o objetivo de oferecer sempre o melhor para a nossa sociedade”, disse.

 

A coordenação do Proerd da 2ª CIPM e sua equipe, composta pelo coordenador, Tenente, Disney Brito, Sargento Valdileide, Sargento Máximo, Cabo Natália e Cabo Barreto, também foram homenageados.

 

Durante a solenidade, a equipe do Proerd, apresentou os resultados alcançados pelo programa durante os 10 anos de implantação na região da 2ª CIPM, totalizando quase 13 mil atendimentos, destacando ações, como a realização do I Seminário, que aconteceu no ano de 2011 em parceria com o Conselho Municipal Sobre Drogas, além do Projeto Férias Feliz, a conquista da viatura personalizada, realização da Gincana do Proerd com arrecadação de cestas básicas, entre outras ações.

Comentários (0)