300 kg de cocaína são apreendidos no Tocantins em avião vindo da Bolívia

Operação da Polícia Federal contou com ação coordenada entre as forças da Polícia Civil e Militar do Tocantins, Goiás e Mato Grosso

Visão aérea do local onde houve a abordagem, região sul de Formoso do Araguaia
Descrição: Visão aérea do local onde houve a abordagem, região sul de Formoso do Araguaia Crédito: SSP-TO/Divulgação

Uma operação conjunta iniciada pela Polícia Federal e com o apoio das Polícias Civil e Militar do Tocantins, Goiás e Mato Grosso resultou na apreensão de 300 quilos de cocaína provenientes da Bolívia durante pouso em Formoso do Araguaia. Murillo Ribeiro de Souza Costa e Lucas de Oliveira Penha, ambos de 32 anos, foram recolhidos na Superintendência da PF em Palmas e poderão responder por tráfico internacional de drogas.

 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO) explica que ao Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER-TO) recebeu uma solicitação de apoio da PF na manhã desta quinta-feira, 12, para realizar a abordagem de um avião de pequeno porte, que estaria transportando drogas, tendo o Estado do Tocantins como rota. Dessa maneira, o helicóptero seria utilizado para “interceptar” esta aeronave, uma vez que não havia informações confirmadas  se ela pousaria no Tocantins.

 

De imediato, a equipe do CIOPAER deslocou-se a bordo do helicóptero à região de Formoso do Araguaia, levando consigo agentes da PF. Além da equipe no ar, o Comando da Polícia Militar de Gurupi (4º BPM) também acionado pela PF, preparou uma operação para a possível abordagem na sua região de abrangência.

 

As unidades aéreas de Mato Grosso (CIOPAER) e de Goiás (GRAER), também estavam de prontidão para agir caso o avião se deslocasse alguma aquelas localidades.

 

A Polícia Militar do Tocantins informou que o avião pilotado por Murillo e Lucas vinha sendo monitorado e, ao tentar desembarcar, foi surpreendido pela ação coordenada das forças de segurança.

 

Pouco antes das 12 horas, a equipe do CIOPAER-TO recebeu a informação de que o avião estaria pousando em um campo de pouso, localizado na zona rural de Formoso do Araguaia. Desse modo, a equipe do CIOPAER foi até à pista de pouso da cidade, onde fizeram a abordagem.

 

Apreensão

 

Quando a equipe do Centro Integrado chegou, o avião havia acabado de pousar e dois homens o movimentam para abastecer, sendo que já haviam jogado os pacotes à margem da pista de pouso, na mata. No momento da abordagem, um dos homens permaneceu parado e o outro correu para o mato sendo imediatamente localizado pelo tripulante operacional e dessa foram, os dois indivíduos acabaram presos.

 

Uma equipe da PM já estava no local auxiliando o procedimento. Em seguida, os pacotes foram localizados e recolhidos, os quais continham dezenas de tabletes de cocaína, totalizando cerca de 300 kg da droga. Logo em seguida, o helicóptero, decolou rumo a Porto Nacional com o objetivo de efetuar o transporte dos peritos até Formoso do Araguaia para a realização dos procedimentos cabíveis.

 

Os dois pilotos foram presos em flagrante e conduzidos, junto com a droga, para a sede da PF na capital. Após interrogatório, ambos serão conduzidos à Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas e ficarão à disposição da Justiça. Eles responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas.

 

A PF informou que esta é a segunda grande apreensão de cocaína feita em Formoso do Araguaia. Em 2017, foram encontrados outros quase 300 quilos da droga nas proximidades de uma pista de pouso, onde havia uma aeronave. Na época, um homem foi preso por tráfico de drogas suspeito de ter alugado a fazenda para o embarque da droga.

 

Comentários (0)