Ocorre nesta quarta-feira, 6, e quinta-feira, 7, das 8h às 17h, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Palmas, a 5ª Conferência Estadual de Cultura. O evento é promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), como parte integrante da etapa nacional, a ser realizada em Brasília (DF), em março de 2024. As inscrições podem ser feitas neste link.
Durante a conferência serão debatidas a Política Nacional de Cultura e as propostas da sociedade para a atualização do Plano Nacional de Cultura. As discussões ocorrerão focadas em seis eixos temáticos distintos, propostos pelo Ministério da Cultura (MinC): Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização de Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade, e Direito às Artes e Linguagens Digitais.
O secretário da Cultura do Tocantins, Tião Pinheiro, reforçou a importância da conferência. "Estamos vivendo esse momento favorável para a cultura brasileira com a recriação do Ministério da Cultura por parte do presidente Lula, que tem à frente uma artista do pilar da Margareth Menezes como ministra, e também no Estado a recriação da Secretaria da Cultura por parte do governador Wanderlei Barbosa com a missão nos dada de devolver o protagonismo aos fazedores de cultura. Essa conferência é para os fazedores de cultura, sociedade civil e gestores municipais para discutir, analisar propostas e políticas públicas culturais e também para receber sugestões e escolher os delegados que vão para a 4ª Conferência Nacional, que vai acontecer em março em Brasília. É muito importante a participação de todos", ressaltou o secretário.
Além da discussão das temáticas, a programação inclui a palestra "Democracia e Direito à Cultura" e apresentação artística, que antecede o debate dos eixos.
Comentários (0)