O governo do Tocantins lançou nesta quinta-feira, 5, em Paraíso do Tocantins, a 60 km de Palmas, a quinta etapa do Programa de Assistência aos Municípios (PAM), que vai recuperar as estradas vicinais de 18 municípios. Para esta região, a Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans) disponibilizou três patrulhas mecanizadas, compostas por seis máquinas cada uma, que irão trabalhar simultaneamente.
Prefeitos de 18 municípios prestigiaram o lançamento do PAM em Paraíso. Em discurso, o prefeito Moisés Avelino explicou que o programa vem ao encontro dos anseios da população rural. “Nos reunimos com produtores e falamos sobre esse programa de assistência do governo. No início o pessoal não acreditou muito na história, mas agora é realidade. Agradecemos ao Governo do Estado por essa parceria de trabalho, por esse compromisso com a sociedade. É preciso lembrar que o mérito é para quem administra em meio às dificuldades, com escassez, apenas com o interesse de servir à nossa população”, afirmou Moisés Avelino.
A prefeita de Pugmil, Arlene Martins Sousa, disse que os moradores da zona rural ficaram animados ao saber da ação do Governo. "A situação das nossas estradas vicinais estão terríveis, quando conversei com os produtores falando das obras, vi a felicidade e esperança de todos. A prefeitura está à disposição desse programa, vamos trabalhar juntos pelo bem da nossa população."
A ação do Governo do Estado foi elogiada também por representantes dos produtores, como o presidente do Sindicato Rural de Paraíso, Paulo Armando Maciel Milhomen. “O que o produtor precisa é de estrada, ponte para escoar sua produção, seus animais, principalmente para Paraíso, que vive do agronegócio. Essas máquinas do Governo chegaram na hora certa, antes das chuvas”, afirmou.
O programa
Representando o Governador Siqueira Campos, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, destacou que as melhorias nas estradas vicinais promovidas pelo PAM vão atingir mais de 70 mil produtores rurais. “O PAM é um dos programas que mais tem nos alegrado, pois estamos vendo a satisfação da população agrícola do Estado, que hoje pode ver as maquinas passando em sua porta e trazendo uma nova esperança”, declarou.
O presidente da Agetrans, Kaká Nogueira, informou que desde o lançamento do PAM, no dia 7 de junho deste ano, até o momento, já foram recuperados mais de dois mil quilômetros de estadas vicinais em 84 municípios. “O diferencial desse programa é que ele consiste em uma ação continuada. Cada município receberá a frente de trabalho por 15 dias, que receberá atividades de acordo com o cronograma feito pela prefeitura, atendendo os anseios da população”, explicou.
Em Paraíso
Para a residência rodoviária de Paraíso, cada patrulha é composta por uma patrol, trator, pá carregadeira, caminhão de transporte, caminhão caçamba e caminhão comboio, para manutenção e carregar combustível. “Ao todo, entre empregos diretos e indiretos, serão cerca de 30 profissionais contratados”, comentou Rodrigo Rodrigues, chefe da residência.
A Agetrans, por meio da Residência Rodoviária de Paraíso, disponibiliza as patrulhas, os operadores e o combustível. Aos municípios caberá indicar que estradas devem ser recuperadas. Em alguns deles, os prefeitos também disponibilizarão máquinas para aumentar a força de trabalho na recuperação das vias.
5ª etapa do Programa de Assistência aos Municípios é lançada em Paraíso
Segundo a aTN, 5ª etapa do PAM vai recuperar as estradas vicinais de 18 municípios. Três patrulhas mecanizadas, compostas por seis máquinas cada uma, que irão trabalhar simultaneamente.
Comentários (0)