O Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que no Tocantins, 63,2% da população reside em imóveis próprios e quitados, o que corresponde a aproximadamente 952,9 mil pessoas. Em comparação, 19,1% dos entrevistados moram em imóveis alugados, e 8,6% vivem em imóveis próprios, mas ainda em fase de pagamento.
Em âmbito nacional, os números são bastante próximos. No Brasil, 63,6% da população ocupa imóveis próprios e quitados, enquanto 20,8% residem em imóveis alugados, e 9% estão em imóveis próprios em processo de quitação.
Este levantamento foi o primeiro resultado do Censo 2022, com base em uma amostra que abrangeu cerca de 10% da população. As perguntas mais detalhadas do questionário amostral, aplicadas em todo o país, visam fornecer uma visão mais aprofundada sobre as condições de moradia.
Vale destacar que, por ser uma divulgação preliminar, os dados precisam passar por ponderações para refletirem com precisão as características da população. Os resultados definitivos, que devem ser divulgados em 2025, podem apresentar variações em relação às estimativas atuais.
Mais de 42,0% dos domicílios tocantinenses tem entre seis a nove cômodos
Em relação ao número de cômodos, 42,0% das residências no estado possuem entre seis e nove cômodos, o que equivale a 215,9 mil domicílios. Já 26,7% das moradias têm cinco cômodos (137,5 mil) e 16,8% possuem quatro cômodos (86,7 mil). O Tocantins apresenta mais residências com dez ou mais cômodos (22,8 mil) do que com apenas um cômodo (1,5 mil).
Quanto ao número de moradores por domicílio, 54,2% dos lares no Tocantins abrigam de um a dois moradores. Já 32,2% dos domicílios têm apenas um morador, e 10,5% possuem de dois a três moradores. Apenas 2,9% das residências têm mais de três moradores.
No que diz respeito ao tipo de material utilizado nas paredes das residências, 80,4% dos domicílios tocantinenses possuem paredes de alvenaria ou taipa com revestimento, enquanto 15,6% são de alvenaria sem revestimento. A proporção de casas com alvenaria sem revestimento no estado é superior à média da Região Norte, que é de 63,2%, mas abaixo da média nacional de 87,0%.
Máquina de lavar roupas estava presente em 54,8% dos domicílios tocantinenses
Em relação a máquina de lavar, 54,8% dos domicílios no estado possuem esse aparelho, o que corresponde a aproximadamente 826 mil residências. Esse índice, no entanto, fica abaixo da média nacional, que é de 68,1%.
Quanto ao acesso à internet, o estudo apontou que 87,0% dos moradores de domicílios particulares permanentes no Tocantins possuem acesso à rede, o que somou cerca de 1,3 milhão de pessoas. A taxa no estado é superior à da Região Norte, que ficou em 81,0%, mas abaixo da média nacional, que é de 89,3%.
Comentários (0)