A 6ª Conferência Estadual das Cidades será realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, em Palmas, com o objetivo de consolidar as propostas debatidas nas etapas municipais e contribuir para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), o evento reunirá representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais e conselhos profissionais.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência marca mais um passo no processo de construção participativa das políticas urbanas no estado.
“Estamos na fase de ajustes finais para a realização da 6ª Conferência Estadual das Cidades. Nesta etapa, estamos validando e sistematizando os resultados das conferências municipais, que foram bastante positivos. Atingimos a marca de 91 municípios com suas conferências concluídas, um marco significativo para o desenvolvimento urbano e, principalmente, uma oportunidade aos municípios de debaterem o tema e apresentar propostas que reflitam as necessidades reais da população local. Agora o momento é de reunir, debater e alinhar as contribuições dos municípios na etapa estadual”, explicou o superintendente de Cidades e Desenvolvimento Regional da Secihd, Bruno Queiroz.
Para o secretário Ubiratan Carvalho, a Conferência Estadual garantirá que o Tocantins chegue à etapa nacional com propostas urbanas sólidas, sustentáveis, democráticas e inclusivas. “Primeiramente agradecemos e reconhecemos o esforço dos envolvidos, os nossos pontos de apoio, os pontos focais nos municípios e todos os prefeitos que, apesar dos desafios, abraçaram a iniciativa e conduziram a etapa municipal de forma exemplar. A Conferência Estadual das Cidades está sendo planejada pela secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional, e será um passo decisivo para que o Tocantins tenha voz ativa na construção da política urbana nacional. É a partir desse encontro que levaremos à etapa nacional contribuições legítimas, afirmando nosso protagonismo no debate sobre o futuro das cidades brasileiras”, ressaltou o secretário.
6ª Conferência Estadual das Cidades
A Abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades no Tocantins será no dia 22 de agosto, às 9h, no Auditório do Palácio Araguaia. Já as atividades deliberativas e os grupos de trabalho ocorrerão nos dias 23 e 24, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo, também na capital.
A etapa nacional está prevista para outubro de 2025, onde serão debatidas diretrizes nacionais para a política urbana brasileira nos próximos anos.
Comentários (0)