Abel Andrade Leal é eleito procurador-geral de Justiça do MPTO

Lista com o nome de Abel Andrade Leal será entregue ao governador do Estado, Wanderlei Barbosa, no primeiro dia útil após a votação

Crédito: Marcelo de Deus/MPE

Os procuradores e promotores de Justiça do Ministério Público do Tocantins elegeram sexta-feira, 11, Abel Andrade Leal como o próximo procurador-geral de Justiça da instituição, para o biênio 2025/2026. Ele foi escolhido com 114 votos, dos 115 membros que votaram na eleição. 

 

O processo eleitoral ocorreu das 9h às 17h, por meio eletrônico, em canal de acesso restrito e seguro, no site oficial da instituição. Andrade foi candidato único no pleito.

 

A lista com o nome de Abel Andrade Leal será entregue ao governador do Estado, Wanderlei Barbosa, no primeiro dia útil após a votação, o qual tem até 15 dias para nomear, conforme a Lei Orgânica do MPTO (Lei Complementar n. 51/2008). 

 

A posse do novo PGJ será realizada em 14 de dezembro, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça. Abel Andrade sucederá Luciano Casaroti, que ocupou o posto por dois mandatos consecutivos. 

 

Trajetória

Abel Andrade Leal Júnior nasceu em Ipiaú (BA). Ingressou no Ministério Público do Tocantins (MPTO) em 04/06/2001. Ao longo da carreira, atuou nas Promotorias de Justiça de Araguacema, Paranã, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Itaguatins, Guaraí e Porto Nacional. Foi subprocurador-geral de Justiça e membro do Conselho Superior do Ministério Público. Atualmente, é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Capital. Também é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, coordena o Núcleo de Apoio Remoto às Promotorias de Justiça (NAProm) e preside diversas comissões e comitês no MPTO.

 

Comentários (0)