Aberta votação para eleição do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins

Eleitores podem votar nos candidatos de seu respectivo segmento até a próxima quarta-feira, 2.

Crédito: Flaviana OX

O período de votação para eleição dos novos membros do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO) teve início nesta sexta-feira, 27. A abertura acontece após a divulgação do resultado definitivo dos cadastros de eleitores e candidatos para o processo eleitoral na última quinta-feira, 26, no Diário Oficial do Estado (DOE). Com a abertura das votações, eleitores têm até a próxima quarta-feira, 2, para votar nos conselheiros candidatos de seus respectivos segmentos, por meio da plataforma.

 

De acordo com o cronograma, o resultado preliminar da eleição será divulgado no dia 4 de outubro e o período de impugnação ficará aberto entre os dias 5 e 6 do mesmo mês. A publicação do resultado final acontece em 9 de outubro, com a publicação do ato de designação marcado para o dia 14 e a posse dos novos conselheiros em sessão do dia 18.

 

Os eleitores votarão para eleger 14 titulares e seus suplentes para representarem os diferentes segmentos artísticos e culturais, que correspondem às câmaras setoriais que compõem o CPC-TO: Música, Artes Visuais; Artesanato; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial; Audiovisual; Teatro e Circo; Dança; Cultura Popular; Cultura Tradicional; Comunidades Afro-Brasileiras e Quilombolas; Povos Indígenas; Arquitetura e Urbanismo e Literatura, Livro e Leitura.

 

Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO)

 

O CPC-TO é um órgão que integra o Sistema Estadual de Cultura. Ele é composto por 28 membros titulares e 28 suplentes, com composição paritária, sendo 14 conselheiros que representam a sociedade civil, eleitos por votação, e 14 indicados pela gestão pública. Criada em 4 de julho de 2007, por meio da Lei Nº 1.804, a instituição tem a missão de promover, defender, orientar, difundir e proteger a cultura no Estado. Além disso, atua como entidade deliberativa, consultiva e normativa na implementação das políticas culturais no Tocantins. 

Comentários (0)