O Tocantins destaca-se como principal produtor de grãos da região Norte do país e a cada ano avança em incremento de área e produção, consolidando suas condições produtivas tanto em terras altas como em várzeas, o que viabiliza cultivos o ano inteiro. As perspectivas do cenário da produção de grãos no país, com ênfase no Tocantins, serão debatidas durante a abertura oficial do plantio da safra de grãos no Tocantins - Safra 2018/2019, que acontece neste sábado, 29, na Fazenda Alto da Serra, no município de Porto Nacional, na estrada que liga Luzimangues a Porto, a partir das 8h30.
De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), o evento já é tradição e ocorre para divulgar o comportamento da agricultura no país, com ênfase para o Tocantins. “O encontro será de extrema importância, uma vez que levará informações aos produtores sobre as principais discussões do setor no momento. Serão debatidos assuntos como as demandas específicas do setor, as tecnologias aplicadas ao plantio, o cenário macroeconômico e de desenvolvimento com a inclusão da cadeia da soja, do milho, de grãos dentro do contexto” afirmou o secretário da Seagro, Thiago Dourado.
A respeito da perspectiva para a Safra 2018/2019, Thiago Dourado disse que é de aumento na produção, devido a uma maior área plantada e aumento da produtividade. “Terras que foram plantadas ano passado, com os usos das tecnologias utilizadas nesta safra começa a ter uma produtividade maior, o que eleva o volume da Safra, então a tendência é de expansão”, afirmou.
Nos municípios, de Porto Nacional e circunvizinhos, o plantio de grãos estáem franca expansão de desenvolvimento e já faz parte da principal região produtora de grãos do Estado, além, é claro, de sua grande importância para o agronegócio como um todo. Só essa região representa cerca de 20% da produção de grãos de todo Estado.
Ainda de acordo com o último levantamento da Conab, a soja representa cerca de 70% em área e produção de grãos no Tocantins, tivemos incremente de cerca de 7% em produtividade, grande parte se dá pelos investimentos que o setor produtivo em consonância com as ações de políticas públicas que o governo do Estado realiza em conjunto.
(Com informações da Ascom/Seagro)
Comentários (0)