Ações de prevenção ao suicídio serão levadas a 21 cidades durante o Setembro Amarelo

Palestras do "Projeto Você é Importante" serão levadas a estudantes de 21 municípios tocantinenses; iniciativa é da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais

Crédito: Lalriany Souza Mendes/Divulgação

No mês dedicado à importância da saúde mental e prevenção ao suicídio , o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, levará palestras a estudantes de 21 municípios tocantinenses. A iniciativa integra as ações do Setembro Amarelo e será realizada em parceria com o projeto Você é Importante, coordenado pelo padre Wanderson Silva. 

 

O suicídio é uma realidade que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano em todo o mundo, incluindo os casos subnotificados. No Tocantins, dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) revelam que, em 2023, ocorreram 159 mortes por suicídio no Estado. Somente de janeiro a julho deste ano, já foram registrados 102 casos.

 

A situação é ainda mais alarmante entre os jovens. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2016 e 2021, as taxas de mortalidade por suicídio entre adolescentes de 15 a 19 anos no Brasil aumentaram 49,3%, e 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos.

 

"Prevenir o suicídio é salvar vidas, e isso só é possível quando todos estão unidos em prol desse objetivo. O Setembro Amarelo não é apenas uma campanha, mas um chamado à ação. Precisamos derrubar os tabus que cercam a saúde mental e garantir que nossos jovens tenham acesso ao apoio que necessitam," afirma a primeira-dama e titular da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero. "Ao levarmos essa mensagem a cada canto do Tocantins, estamos dizendo a cada jovem que sua vida importa e que estamos aqui para ajudá-lo”, completa.

 

As palestras, conduzidas pelo padre Wanderson Silva, abordam temas como a identificação de sinais de alerta, a importância do diálogo e como buscar ajuda em momentos de crise. "É fundamental que nossos jovens saibam que não estão sozinhos, que existem pessoas e instituições prontas para oferecer apoio," ressalta o padre Wanderson Silva, coordenador do projeto Você é Importante, que é realizado no Estado desde 2019.

 

A campanha Setembro Amarelo ocorrerá ao longo do mês, atingindo diretamente estudantes em municípios como Figueirópolis, Gurupi, Dianópolis, Porto Nacional, Gurupi, Santa Tereza, entre outros. O foco é criar um ambiente de apoio e compreensão, onde os jovens possam se sentir seguros para falar sobre seus problemas e buscar ajuda. O primeiro município a receber a ação foi Cariri do Tocantins, nessa terça-feira, 3, na Escola Estadual Tarso Dutra. 

 

Secretaria de Estado da Saúde reforça cuidados

 

‘Se precisar, peça ajuda!’, este é o tema da Campanha Setembro Amarelo, ação de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça a necessidade de atenção à temática, que é uma questão de saúde pública e pode afetar pessoas de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. 

 

O suicídio afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 1 milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano em todo o mundo, incluindo os casos subnotificados.

 

Segundo o médico psiquiatra do Hospital Geral de Palmas (HGP) Leonardo Baldaçara, "a melhor prevenção para o suicídio é a busca de atendimento por especialista para avaliar se há ou não gravidade, possíveis causas e se precisa, qual o tratamento precisa", ressaltou o coordenador do serviço de psiquiatria da unidade hospitalar.

 

Ajuda

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito na Rede de Apoio Psicossocial, que é composta pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Se você estiver precisando ou conhecer alguém que esteja necessitando de ajuda, busque orientação em uma unidade de saúde próxima.

 

A Secretaria de Estado da Saúde também possui uma Rede de Atenção Psicossocial, a qual conta com 21 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), nos municípios de Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Miracema do Tocantins, Palmas, Formoso do Araguaia, Gurupi, Taguatinga, Dianópolis, Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Sítio Novo, Tocantinópolis, Colinas do Tocantins, Pequizeiro e Araguaína.

 

Além disso, a SES-TO possui 32 leitos psiquiátricos, sendo 10 no Hospital Regional de Araguaína (HRA) e 22 no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Dados

 

De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da SES-TO, em 2023, ocorreram no Tocantins 159 mortes por suicídio no Tocantins. Já de janeiro a julho deste ano foram registrados 102 casos.

 

Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.

 

As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).

Comentários (0)