Adapec inicia 5º ciclo de vigilância da Peste Suína Clássica em 53 propriedades

Órgão monitora suínos em 39 municípios para manter status internacional de estado livre da doença

Crédito: Keven Lopes/Governo do Tocantins

Começou nesta segunda-feira, 12, o 5º ciclo do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos, com foco na vigilância clínica da Peste Suína Clássica (PSC) no rebanho de suínos. A ação, coordenada pela Adapec, contemplará a criação comercial local e tecnificada, em 53 propriedades rurais de 39 municípios de todas as regiões do Estado. O Tocantins é reconhecido internacionalmente como livre da enfermidade.

 

Segundo o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio, o monitoramento ocorrerá em duas fases. “Encerramos em junho o 4º ciclo do plano integrado, com todos os resultados das amostras negativas, comprovando que o Tocantins se mantém livre da PSC. Agora, em setembro, iniciamos o 5º ciclo com a vigilância clínica e, em janeiro, concluiremos com a coleta sorológica nos animais”, explicou.

 

Nesta etapa, os técnicos da Adapec visitarão as propriedades selecionadas pelo Mapa e realizarão inspeções em todo o rebanho de suínos. “Esta vigilância executada pela Agência é fundamental para a manutenção do status de livre da PSC. Por isso, conclamamos os produtores rurais dessas propriedades a colaborarem com o nosso trabalho, para que possamos fortalecer cada vez mais a defesa agropecuária e alavancar a economia do Tocantins”, destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Comentários (0)