Adapec orienta produtores a anteciparem a emissão da Guia de Transição Animal

Serviços do Sidato, como a emissão de GTA online ou nos escritórios, ficarão temporariamente indisponíveis entre as 14h do dia 16 até o fim do dia 19 de janeiro

Crédito: Keven Lopes/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), orienta os produtores rurais a anteciparem a realização de serviços no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Tocantins-Sidato, como por exemplo a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), em razão da implantação da terceira e última fase do Sidato 2.0. Para a migração de dados, o sistema ficará temporariamente indisponível, para emissão da GTA de forma online ou presencial nas unidades de atendimento, entre as 14h da sexta-feira, dia 16, e o fim do dia da segunda-feira, dia 19 de janeiro.

 



A Adapec informa também que os produtores que precisarem realizar movimentação de animais de qualquer espécie ou utilizar serviços do Sidato nesse período se organizem com antecedência. “Os produtores que emitirem Guias de Trânsito Animal (e-GTA), tanto nos escritórios da Adapec quanto pela plataforma Produtor Online, e que não conseguirem utilizá-las dentro do prazo em razão da migração, terão um período maior para revalidação, sem prejuízos”, destaca a gerente de Avaliação, Controle e Fiscalização da Adapec, Laudicéia Teles.

 



Nesta etapa final da implantação, serão incluídos no sistema os bovinos, bubalinos e aves, que representam a maior parte da movimentação animal no Tocantins. As demais espécies já foram incorporadas nas fases anteriores do Sidato 2.0.
 

 


A gerente explica ainda que os produtores que já utilizam a plataforma Produtor Online e que necessitarão movimentar bovinos e bubalinos após a implantação devem realizar a recuperação de senha para acesso ao novo sistema. Para isso, a Adapec disponibilizou um tutorial em seu canal no YouTube, com orientações passo a passo para facilitar o processo.

 



A implantação do Sidato 2.0 representa um avanço importante para a defesa agropecuária do Tocantins, ao fortalecer o sistema de vigilância sanitária, ampliar a segurança das informações e modernizar os serviços prestados ao produtor rural. O novo sistema é resultado de uma parceria entre a Adapec e a Agrodefesa de Goiás, formalizada por meio de termo de cooperação técnica.

 


Sidato 2.0

O Sidato 2.0 oferece mais segurança, agilidade e eficiência aos serviços da Adapec, permitindo que procedimentos antes presenciais passem a ser realizados de forma on-line, trazendo mais comodidade ao produtor rural e ao responsável técnico. A terceira e última fase de implantação, prevista para janeiro, conclui esse processo ao incorporar as espécies com maior volume de movimentação no Estado.

 

Comentários (0)