Adapec reforça cadastro obrigatório do algodão safrinha até 15 de março

Produtores devem registrar a área plantada no site do órgão e entregar o formulário em um escritório da Agência; na safra 2024/2025, o Tocantins teve alta de 58% na área cadastrada

Crédito: Majuh Souza/Governo do Tocantins

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informou aos produtores que a janela de plantio do algodão segunda safra (safrinha) segue aberta até 15 de março. A Agência alerta que os cotonicultores devem realizar, obrigatoriamente, o cadastro da área cultivada até o fim do período de cultivo, conforme a legislação estadual, reforçando que a medida é fundamental para o acompanhamento da sanidade da lavoura e o controle de pragas, como o bicudo-do-algodoeiro, principal ameaça à cultura no estado.

 

Cadastro

Para realizar o cadastro, basta acessar o site www.to.gov.br/adapec, baixar o formulário, preencher as informações e entregá-lo em um escritório da Adapec. Vale destacar que o cadastro deve ser atualizado anualmente, e o proprietário ou arrendatário que possuir mais de uma inscrição estadual deve realizar o cadastro separadamente.

 

Dados

Na safra 2024/2025, houve um aumento de 58% na área plantada em relação à safra anterior, chegando a 14,5 mil hectares de algodão cadastrados na Adapec.

 

Bicudo-do-algodoeiro:

Os adultos são besouros de coloração cinza ou castanha, com comprimento entre 3 mm e 7 mm. A praga infesta as lavouras desde o início da emissão dos botões florais até a colheita, podendo desenvolver de quatro a seis gerações em um único ciclo da cultura. Se não for controlado, pode causar perdas de até 70% da produção.

Comentários (0)