AEM alerta motoristas para risco de pneus desgastados durante período de chuvas no TO

Agência reforça necessidade de checar profundidade mínima da banda de rodagem, exigir o selo do Inmetro e evitar produtos irregulares no comércio informal

Crédito: Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Com o aumento das chuvas e alertas de tempestade previstos para dezembro, a Agência de Metrologia do Tocantins (AEM), órgão delegado do Inmetro, reforçou nesta semana a orientação para que motoristas redobrem a atenção com a manutenção dos pneus.

 

A AEM destaca que o indicador de desgaste da banda de rodagem não pode estar abaixo de 1,6 milímetro, sob risco de comprometer a segurança. Em caso de substituição, o pneu novo ou reformado deve apresentar o Selo de Conformidade do Inmetro, localizado no flanco. O selo garante que o produto passou por testes de resistência e atende aos requisitos do Programa Brasileiro de Etiquetagem, que informa desempenho na água, consumo de combustível e nível de ruído.

 

A presidente em exercício da agência, Débora Vasconcelos, reforça que a compra deve ocorrer no comércio formal, sempre com nota fiscal. Pneus vendidos sem selo do Inmetro podem ser denunciados à Ouvidoria da AEM pelo e-mail ouvidoria@aem.to.gov.br ou pelo telefone (63) 99973-5520.

 

A AEM também esclarece a diferença entre os tipos de pneus, confira:

- Pneu novo é aquele que nunca sofreu uso ou reforma. Não tem sinal de envelhecimento nem deteriorações de nenhuma origem.

- Pneu recapado é aquele que tem sua banda de rodagem substituída, ou seja, a parte do pneu que entra em contato com o solo.

- Pneu recauchutado é aquele que tem a banda de rodagem e os ombros substituídos, ou seja, inclui também a parte externa e a lateral do pneu.

- Pneu remoldado é aquele que tem a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos substituída. 

Comentários (0)