Agosto registra menor índice de confiança do empresário palmense em 2018

Apesar da queda mensal, a Fecomércio registrou crescimento de 4,1% em comparação com o ano passado

ICEC analisa a percepção que os empresários têm sobre propensão a investir
Descrição: ICEC analisa a percepção que os empresários têm sobre propensão a investir Crédito: Antônio Gonçalves/Prefeitura de Palmas

Uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio-TO) na tarde desta segunda-feira, 3, mostra que a confiança do empresário no mercado em Palmas em agosto teve índice de 111,7 pontos, o menor registrado em 2018 até o momento, de acordo com a pesquisa realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio Bens, Serviços e Turismo (CNC).

 

O recuo mensal é de -2,5%. “O ápice da confiança em 2018 foi alcançado no mês de abril, quando o índice chegou a 123,2 pontos, resultando em um aumento de 9,4% em comparação a janeiro. Depois de abril, o comércio foi afetado por alguns eventos econômicos e políticos que atingiram todo o país, fazendo com que o índice chegasse a agosto com uma queda de -9,3%”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.

 

Apesar do número negativo em comparação mensal, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu 4,1% se comparado com o mesmo período do ano passado.

 

Pesquisa

 

Entre os itens analisados na pesquisa, dois se destacam pela variação mensal negativa: o que verifica a intenção de contratação de funcionários, que caiu - 4,6%, e o que analisa as condições atuais da economia brasileira, com recuo de - 7,1%.

 

A ICEC analisa a percepção que os empresários do comércio têm sobre o nível atual e futuro de propensão a investir em curto e médio prazo. A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados do ICEC de agosto/2018 foram coletados nos últimos dez dias do mês de julho/2018.

 

Cerca de 120 empresas participaram da pesquisa.

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