Agosto terá calor acima da média no Tocantins e bandeira vermelha na conta de luz

Com consumo elevado e ativação de termelétricas, tarifa terá acréscimo de R$ 7,87 por 100 kWh

Crédito: Divulgação/Energisa

O mês de agosto deve registrar temperaturas acima da média no Tocantins, principalmente nas regiões sul e sudeste do estado. A previsão é da meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes, que alerta para os efeitos do calor intenso no consumo de energia elétrica.

 

“Vale lembrar que agosto ainda faz parte do período seco no Tocantins, com acumulados de chuva abaixo de 20 mm. Já as temperaturas devem ficar em torno de 1°C a 2°C acima da média mensal e uma sensação térmica ainda maior”, explicou Ana Paula.

 

Com o retorno da rotina após o fim das férias escolares e o aumento das temperaturas, aparelhos como ar-condicionado, ventiladores, geladeiras e freezers passam a trabalhar mais para manter o conforto térmico nas residências, o que pode impactar diretamente a conta de luz.

 

Apesar do calor, medidas simples podem ajudar os consumidores a reduzirem o valor da fatura. “A sugestão é retirar da tomada equipamentos que não estão sendo usados e evitar deixá-los em stand by. Também tente evitar abrir a geladeira várias vezes ao dia ou deixar a porta aberta por muito tempo. Com relação ao ar-condicionado, o recomendado é mantê-lo na temperatura de 23°C a 24°C. Essas são algumas das principais dicas para economizar energia neste verão”, orientou a coordenadora comercial da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz.

 

Tarifa mais cara

Além do aumento natural no consumo, os consumidores devem se preparar para um acréscimo no valor da conta devido à bandeira tarifária vermelha patamar 2, que entra em vigor em 1º de agosto, conforme decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

A medida foi adotada por conta da necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que têm custo de geração mais alto. Com isso, haverá um adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A última vez que essa bandeira foi acionada foi em outubro de 2024.

Comentários (0)