Agrotins 2013 inicia nesta terça: 75 mil visitantes são esperados

A 13ª edição da Agrotins inicia nesta terça-feira, 7, com novidades. A estimativa em publico é que mais de 75 mil visitantes passem pela feira...

Agrotins
Descrição: Agrotins Crédito: Gustavo Sá/ATN

 

A 13 ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2013) tem início nesta terça-feira, 7, com um panorama de grande movimentação financeira e de público entre os cinco dias de evento. A abertura oficial do evento será realizada pelo Governador Siqueira Campos, na próxima quarta-feira, 8, e contará com a participação de autoridades ligadas ao setor agrícola.

No ano passado, a Agrotins atraiu 432 expositores das mais diversas áreas de interesse da produção rural, enquanto para este ano 450 empresários reservaram estandes no espaço. Já a estimativa de público para 2013 é de cerca de 3 mil pessoas a mais do que no ano passado, passando de aproximadamente 72 mil visitantes para 75 mil pessoas circulando na Feira, de 7 a 11 de maio.

O tema da Agrotins neste ano é “Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade”, mas conforme o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, todas as áreas produtivas serão contempladas na programação. “Nosso intuito é fazer uma feira ainda melhor este ano e por isso vamos oferecer cursos, palestras e capacitação para todas as nossas áreas de produção”, afirmou.

Com mais de 300 eventos, a Agrotins 2013, segundo a organização, terá diversos cursos, palestras, exposições, torneios, vitrines e clínicas tecnológicas, além de espaço para comercialização de máquinas e animais. Este ano, a área de exposição aumentou em 12 mil metros quadrados, totalizando 612 mil metros quadrados de área total. A expectativa é que mais de R$ 350 milhões sejam movimentados em negócios durante a Feira.

Participação internacional

Na edição deste ano da Agrotins, o grupo português IVV apresentará aos participantes da Feira uma tecnologia hidropônica de produção de morangos. “Esse crescimento vem acontecendo de maneira muito natural. No início, eram os expositores regionais, do Estado. Depois vieram as empresas de porte nacional e agora, nos últimos anos, temos contado com a participação internacional na Feira”, salientou Garcia.

Programação

No primeiro dia de Agrotins serão realizados cursos de piscicultura, durante o período da manhã e a tarde, no Pavilhão da Aquicultura e Pesca. No auditório da Faculdade Católica, haverá palestra sobre recuperação de pastagens, a partir das 15 horas. Já no Pavilhão Central, haverá pela manhã e durante à tarde, cursos sobre capacitação dos agentes de leitura do Programa Arca das Letras.

A Agrotins está sendo realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas.A entrada é gratuita. Confira a progamação completa no site da Seagro www.seagro.to.gov.br

Comentários (0)