Agrotins começa nesta terça com mais de 40 atividades; abertura oficial será na 4ª

A abertura oficial do evento acontecerá nesta quarta, 10, a partir das 9h, com atividades que prosseguem até sábado, 13

Feira começa em Palmas nesta 3ª
Descrição: Feira começa em Palmas nesta 3ª Crédito: Foto: Twitter/Governo do Tocantins

Começou nesta terça-feira, 9, a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que é destaque nacional por ser o maior evento do setor na Região Amazônica. O evento acontece no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional. São ofertados palestras, dinâmicas, cursos, minicursos, seminários e demonstrações, com informações sobre: inseminação artificial de bovinos, pecuária de corte, equídeos, apicultura, ovinocultura, demonstração canina, pastoreio, diversos manejos, cruzamento industrial, coleta de material para envio ao laboratório, escrituração zootécnica, planejamento estratégico, confinamento, negócios, nutrição, bate-papo com produtores, gestão eficiente, julgamentos de raças, entre outros.

 

Nesta terça-feira, primeiro dia de Agrotins, a programação contará com mais de 40 atividades, com o objetivo de capacitar, principalmente os produtores tocantinenses. Ao todo serão mais de duas mil capacitações. A estimativa é que aproximadamente 100 mil pessoas, incluindo as caravanas dos pequenos produtores dos 139 municípios, visitem o Centro Agrotecnológico durante a Feira. Já para a movimentação financeira, em volume de negócios, tem a expectativa inicial de R$ 600 milhões.

 

A abertura oficial do evento acontecerá nesta quarta, 10, a partir das 9h, com atividades que prosseguem até sábado, 13.  No Pavilhão da Pecuária, no dia 11, acontece o Feirão de Touros do programa Pró-genética, com 120 animais de diversas raças altamente produtivos na produção de carne e leite. E no sábado, 13, será realizado o II Leilão solidário, Direito de Viver, com renda revertida para o Hospital do Câncer de Barretos. Confirma a programação completa no site: www.agrotins.to.gov.br/programacao

 

Atividades desta terça-feira

A palestra sobre a Reforma da Previdência será realizada pela manhã no Auditório Bem-te-Vi e ministrada pelo advogado e presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB, Álvaro Mattos Cunha Neto. Já o curso de inseminação artificial, também pela manhã, acontece no Auditório da Pecuária, ministrada pelo médico veterinário da Alta Genetcs, Marcelo Geneiro Alves Ferreira.

 

Tema

O tema escolhido para nortear as atividades da 17ª Agrotins foi “Água, a Sustentabilidade da Vida”, e o slogan “Os desafios de produzir frente às mudanças climáticas”. Haverá o destaque para atividades do setor rural, que envolve uma produção sustentável, que seja lucrativa para o produtor, mas sem agredir o meio ambiente, garantindo que a água esteja disponível para as próximas gerações.

 

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, a água utilizada na agricultura retorna à atmosfera por meio da evaporação, porém, que a escolha do sistema de irrigação seja baseada no uso sustentável dos recursos hídricos, protegendo e garantindo o seu principal insumo: a água. “O uso da tecnologia na agricultura pode reduzir perdas de água e aumentar a produtividade das culturas com racionalidade e sem desperdício, isso que vamos focar nas capacitações e atividades oferecidas durante a Agrotins”, completou.

 

Agrotins

Durante mais de uma década e meia a Agrotins vem se firmando como referência na divulgação, transferência de conhecimento e tecnologia para o crescimento do segmento agropecuário regional, atraindo expositores e investidores de várias partes do Brasil e principalmente das regiões norte e nordeste que tem entre as fontes econômicas, a produção de grãos.

 

No evento, que tem uma semana de duração, são apresentadas vitrines tecnológicas com indicação de novas cultivares, adaptadas à realidade do clima e solo da região, e economicamente viáveis, além de palestras e cursos voltados para a área rural, exposição e julgamento de raças de animais, torneio e a modernidade de máquinas e implementos agrícolas, veículos e instituições de fomento.

Comentários (0)