Ajuste em valores cirúrgicos podem agilizar cirurgias cardiopediátricas

De acordo com a Secretaria de Saúde a aprovação de nova tabela vai permitir a implantação do credenciamento (compra do serviço), para realização de cirurgias.

Cirurgias cardiopediátricas não são realizadas no Tocantins
Descrição: Cirurgias cardiopediátricas não são realizadas no Tocantins Crédito: Valdo França

Os bebês que nascem em condições de cardiopatia no Tocantins enfrentam muitas complicações na manutenção da vida, isto porque, o Estado não realiza cirurgias cardiopediátricas. Na semana passada, o recém-nascido Davi Gabriel, veio a óbito, enquanto aguardava a realização do procedimento. Na manhã de hoje, 9, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) convocou reunião extraordinária para tratar das cirurgias.

 

Junto a membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a SES aprovou uma tabela diferenciada de valores para procedimentos de cirurgia cardíaca pediátrica. De acordo com a Secretaria de Saúde a aprovação vai permitir a implantação do credenciamento (compra do serviço), para realização de cirurgias.

 

A reunião ainda estabeleceu o comprometimento do Estado no custeio das operações utilizando recursos do Tesouro Estadual. Atualmente, os procedimentos são custeados apenas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Segundo o secretário da pasta, Renato Jayme, o credenciamento será iniciado nos próximos dias. “O credenciamento vai agilizar o processo para realização dessas cirurgias de urgência, evitando inclusive a judicialização das demandas”. O bebê Davi Gabriel faleceu após o Estado descumprir decisão judicial que obrigava o deslocamento e custeio da cirurgia.

Comentários (0)