A expectativa por bons resultados na 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento - OC mistura-se com ansiedade para os competidores do maior torneio de educação profissional das Américas. Realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, o evento acontece de 12 a 18 de novembro, no Anhembi, em São Paulo.
Após conquistarem a vaga nesta etapa nacional, resultado da vitória estadual, os 14 representantes do SENAI Tocantins almejam conquistar o primeiro lugar na capital paulista. Essa classificação garante aos grandes vencedores do evento o passaporte para oWorldskills, fase mundial do torneio que será realizada em julho de 2013 em Leipzig, na Alemanha.
O aluno do SENAI Araguaína, Paulo Geovane, também foi convidado a participar de evento simultâneo à Olimpíada: o Desafio de Ideias – Inova SENAI. Nessa competição, os representantes de cada país desenvolvem em grupos soluções inovadoras para problemas criados pelas empresas Siemens e 3M relacionados aos seus processos produtivos.
Para a grande maioria dos alunos tocantinenses a ansiedade é aumentada por uma novidade oportunizada pela participação na Olimpíada: a primeira viagem de avião. A delegação tocantinense de atletas do conhecimento, que reúne estudantes de Araguaína, Palmas e Gurupi, se concentra na capital nesse sábado, 10, a partir de 14 horas, horário em que chegam os competidores do interior. O embarque acontece nesse domingo, 11, às 14 horas.
Vinda de Araguaína, Geuza Barros, é uma das três competidoras mulheres da delegação e disputará a modalidade de Construção em Alvenaria. Ela entrou no SENAI há pouco mais de um ano e meio ao participar do curso de pintor de obras e conta que sua expectativa é trazer o ouro para o Tocantins. Como diferencial, destaca a atenção feminina no desenvolvimento dos trabalhos. “Eu acho que a competição é de igual para igual, mas a mulher tem uma visão diferente, prestamos atenção nos mínimos detalhes. Acabamento precisa de atenção, por exemplo”, diz.
Diante de tantas novidades, os competidores passaram por uma preparação completa. “Preparamos atividades de treinamento pra os competidores que vão desde a participação em eventos acadêmicos, cursos de oratória, realização de simulados, acompanhamento psicológico, além do treinamento diário que é acompanhado individualmente por 14 avaliadores do SENAI”, destaca a diretora regional do SENAI Tocantins, Raimunda Tavares.
Presenças
A presidente Dilma Roussef tem visita programada no evento na manhã do dia 14 de novembro. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - FIETO, Roberto Pires, também participa da visita e almoço com a presidente. O secretário estadual de educação do Tocantins, Danilo de Melo, participa do evento no dia 12, segunda.
A Olimpíada
A OC é dividida em 54 ocupações (categorias) correspondentes às áreas em que o SENAI oferece cursos. Dessas, 52 são oficiais da competição e duas são demonstrativas. Entre as ocupações incorporadas nesta edição da Olimpíada, evento bienal, estão impressão offset, tecnologia de edificação, pintura automotiva, funilaria automotiva, marcenaria de estruturas e estruturas metálicas. Outras que estão na competição recentemente são robótica móvel, sistema de construção drywall e sistema de transporte de informação.
O Tocantins levará representantes nas seguintes ocupações: Soldagem, Refrigeração e Climatização, Tornearia Mecânica, Eletricidade Industrial, Revestimento Cerâmico, Designer Gráfico, Web Designer, Eletricidade Predial, Mecânica de Automóveis, Instalação de Redes de Computadores, Confecção de Roupas, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Construção em Alvenaria.
Fase Internacional
Realizado a cada dois anos, o WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. No torneio, os melhores alunos de mais de 50 países das Américas, Europa, Ásia e África precisam demonstrar habilidades técnicas, individuais e coletivas para executar as tarefas de sua profissão dentro de padrões internacionais de qualidade.
A 42ª edição do WorldSkills será realizada em Leipzig, na Alemanha, em julho de 2013. Em 2015, o Brasil será sede da competição, que ocorrerá em São Paulo. Na última edição, em 2010, realizada em Londres, na Inglaterra, o país conquistou o segundo lugar, ficando atrás apenas da Coréia do Sul e à frente de países como Japão, Suíça e Cingapura. Os estudantes do SENAI conquistaram seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.(Da assessoria).
Comentários (0)