O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Tocantins está levando seus alunos para participar da etapa nacional da WorldSkills 2025, considerada a maior competição de educação profissional do mundo. A fase nacional será realizada em São Paulo, de 1º a 5 de setembro de 2025, e em Recife, de 6 a 10 de outubro de 2025, reunindo os melhores jovens talentos da educação técnica do país.
Em São Paulo, os alunos tocantinenses competirão nas seguintes ocupações:
- Tornearia a CNC – Romi Matriz, Santa Bárbara D'Oeste (SP);
- Mecatrônica – Festo Brasil, São Paulo (SP);
- Mecânica Industrial, Instalações Elétricas e Tecnologia Laboratorial Química – SENAI Sertãozinho (SP).
- Já a ocupação de Redes de Cabeamento Estruturado será realizada em Recife (PE), entre 6 e 10 de outubro.
Programação
A abertura oficial da WorldSkills Brasil 2025 será no dia 23 de setembro, às 16h, em Brasília, onde também ocorrerá a cerimônia de premiação para os medalhistas, marcada para 28 de setembro, às 14h.
As provas em São Paulo terão início no dia 1º de setembro, às 14h, e se encerram em 5 de setembro, às 12h, com exceção das ocupações de Mecatrônica e Tornearia CNC, que começam às 8h e se estendem até às 17h do último dia.
Preparação dos alunos
Os estudantes selecionados após a fase estadual receberam bolsa auxílio de R$ 830,00 para treinamento, com dedicação de 20 horas semanais de junho a setembro. Durante esse período, eles são acompanhados por avaliadores e passam por avaliações constantes até a definição dos representantes oficiais do Senai Tocantins.
Além dos competidores oficiais, todos os alunos em treinamento viajarão para São Paulo e Recife, para vivenciar de perto a experiência da competição nacional.
Competidores e avaliadores
Mecânica Industrial (PA Xambioá)
Competidor: Mirosmar David S. Barbosa Miranda
Avaliador: Gustavo Santos Araújo
Tecnologia Laboratorial Química (Cetec Araguaína)
Competidor: Jackson Aguiar Marinho
Avaliador: Guilherme Silva Pinheiro
Redes de Cabeamento Estruturado (CFP Taquaralto)
Competidor: Gabriel Nunes Lima
Avaliador: Daniel Ferreira Rodrigues
Mecatrônica (Cetec Araguaína)
Competidores: Luiz Inácio Nascimento Soares
Avaliador: Francisco Rodrigues dos Santos
Instalações Elétricas (Cetec Palmas)
Competidor: Thalis Tavares Junior
Avaliador: Gustavo Henrique Nunes de Sousa
Tornearia a CNC (PA Xambioá)
Competidor: Washington Filho Nascimento Batista
Avaliador: João Victor Costa e Lima
Entre os destaques, está a forte presença do Cetec Araguaína, que leva representantes em Química e Mecatrônica, e do Posto Avançado de Xambioá, com representantes em Mecânica Industrial e Tornearia CNC.
Objetivos da competição
A WorldSkills busca incentivar os jovens talentos a alcançarem níveis de excelência, estimulando a prática, a vivência de desafios profissionais e o intercâmbio técnico pedagógico entre docentes e alunos. Além disso, promove o aprimoramento permanente dos estudantes e reforça o papel do Senai na formação de mão de obra altamente qualificada.
Com desempenho de destaque, o aluno Gabriel Nunes, do CFP Taquaralto, conquistou pontuação máxima em Redes de Cabeamento Estruturado. “Foi uma experiência maravilhosa, porém desafiadora. Ter alcançado a pontuação máxima é fruto do esforço e dedicação. Minha expectativa está nas alturas para a etapa nacional. Quero continuar evoluindo e mostrando todo o potencial que temos aqui no Senai”, destacou.
Também com nota máxima, o estudante Mirosmar David, de Xambioá, competidor em Mecânica Industrial, afirmou: “A prova foi muito bem elaborada e desafiadora. Participar da WorldSkills é uma grande oportunidade. Meu objetivo é representar com orgulho minha cidade, o Tocantins e nossa região, colocando em prática tudo o que aprendi.”
Já o instrutor João Victor, responsável pelo treinamento em Mecânica Industrial e Tornearia CNC, relembrou o preparo: “Desde maio do ano passado, venho participando de workshops presenciais em São Paulo e na Bahia. É uma honra representar o Tocantins e saber da confiança que o Senai deposita em mim. Fiquei feliz com a confirmação da participação do estado nas modalidades. O Mirosmar obteve nota máxima em Mecânica e o Washington teve ótimo desempenho em CNC.”
Participação especial
Alguns competidores também representam parcerias importantes:
- Todos os alunos da ocupação de Química são oriundos da parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc);
- O competidor de Instalações Elétricas é aluno da aprendizagem industrial pela Energisa;
- A competidora em treinamento de Mecânica Industrial é aluna da aprendizagem industrial pela VLI.
- O competidor de Mecatrônica é aluno da aprendizagem industrial pela Minerva Foods.
Comentários (0)