Estudantes da Escola Sesi de Referência de Araguaína representaram o estado na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), entre os dias 13 e 19 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo.
A delegação foi composta por três equipes. A equipe Tucuna (Resgate Nível 2), formada por Gustavo Melo Couto e Ricardo Silva Luz, conquistou o 4º lugar no pódio geral da sua categoria e recebeu o prêmio de Robustez do Robô.
Também participaram a equipe Tucuna X (Resgate Nível 1), com os integrantes Cayo Sousa Santana e João Pedro Alves Costa, e a equipe Tucuna Girls (Robótica Artística Nível 2), composta por Valentina Vasconcelos Rosado, Lyss Ester Rodrigues e Hanna Yasmim Rodrigues.
Além das disputas práticas, o estudante Davi Alves de Almeida foi selecionado para o Minicurso Teórico da OBR, representando o Tocantins devido ao seu desempenho nas provas teóricas.
O professor Elver Pereira Santana das Chagas, coordenador das equipes, comentou sobre o desempenho. “Na categoria Resgate Nível 2, no caso o Gustavo e o Ricardo, nós alcançamos a quarta posição e isso é muito, muito significativo. Nós ficamos muito, muito próximo de estar no ranking entre os terceiros colocados, tivemos uma diferença muito pequena do terceiro, mas também um grande aprendizado. Os meninos ficaram felizes, por superar posições de temporadas passadas”, disse.
A participação na competição proporcionou uma valiosa experiência aos alunos, contribuindo para seu desenvolvimento técnico e pessoal.
A diretora da escola, Carmelita Cavalcante, destacou o processo de aprendizado vivenciado pelos alunos. “O resultado é parte de um processo de aprendizado. Mais do que pensar na posição, é o crescimento, o trabalho em equipe, o amadurecimento que cada um demonstrou, o comprometimento”, afirmou.
Sobre a OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das maiores competições científicas do Brasil. É uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. É dividida em modalidades teórica e prática, atendendo alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de todo o país.
Comentários (0)