Alunos do TO realizam provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

No Tocantins, são 181.624 inscritos, incluindo estudantes das redes estadual, municipal e privada, do 6º ano do ensino fundamental e do ensino médio

Crédito: Dicom Seduc/Governo do Tocantins

Nesta terça-feira, 4, acontece a  prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) edição 2024. No Tocantins, são 181.624 inscritos, incluindo estudantes das redes estadual, municipal e privada, do 6º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

 

A olimpíada é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e no Tocantins conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na rede estadual a aplicação das provas será realizada em 412 escolas de todas as regiões.

 

A primeira prova é objetiva, tem caráter eliminatório e é composta por 20 questões de múltipla escolha. Os estudantes que forem classificados para a 2ª fase, farão uma nova prova no dia 19 de outubro.

 

O professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, coordenador da Obmep na região de Araguaína, ressaltou a importância dos estudantes comparecerem para fazer as provas. “Os alunos devem procurar estar tranquilos e ler as instruções antes de iniciar a prova e também ter o cuidado para revisar as respostas. A prova terá uma duração de 2h30. E cada estudante pode celebrar o seu esforço, não importando o resultado”, explicou.

 

O professor Erivaldo Sousa é responsável pela OBMEP na  Secretaria da Educação e recomenda que os estudantes façam uma revisão dos conteúdos. “Pratiquem com as questões das provas anteriores e acima de tudo, acreditem no seu potencial”, frisou.

 

Oportunidades

Em 2024, a Obmep distribuirá 8.450 medalhas, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Serão concedidas ainda 20,5 medalhas estaduais, com o objetivo de estimular cada vez mais a participação dos alunos.

 

A olimpíada representa uma grande oportunidade para os estudantes ampliarem os estudos da Matemática. Os alunos premiados com medalhas podem se inscrever no Programa de Iniciação Científica da Obmep, que oferece materiais e bolsas de estudos, ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Os estudantes premiados também podem concorrer a vagas em algumas faculdades, por meio de processos seletivos diferentes dos vestibulares.

 

Em Palmas

 

 

Aproximadamente 12 mil alunos da rede municipal de ensino da Capital farão provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), nesta terça-feira, 4, em horários estipulados pelas escolas. As avaliações serão aplicadas em 30 unidades educacionais de Palmas, na forma presencial e em todos os turnos da escola.  Nesta 1ª fase da Obmep, a prova é objetiva com caráter eliminatório, sendo composta por 20 questões de múltipla escolha, tendo duração de 2h30, exceto para os alunos portadores de algum tipo de deficiência, para os quais a duração será de 3h30. Os alunos que se classificarem nesta 1ª fase farão uma segunda avaliação no dia 19 de outubro, às 14h30, de forma presencial.

 

Em todo o Tocantins 181.624 alunos estão inscritos para a 19ª OBMEP, sendo estes alunos das redes estadual, municipal e privada, sendo alunos do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio. Neste ano, a Obmep distribuirá 8.450 medalhas, sendo 650 medalhas de ouro, 1.950 medalhas de prata, 5.850 medalhas de bronze e 51 mil certificados de menção honrosa entre as escolas públicas e privadas, os alunos premiados com medalhas também poderão se inscrever no programa de iniciação científica da Obmep, que oferta materiais e bolsas de estudos, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

De acordo com o técnico responsável pelo componente curricular de matemática do setor de Currículo da Diretoria de Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), Bruno Martes, “a Obmep é de fundamental importância, especialmente por incentivar a aprendizagem da matemática, desenvolver no estudante o gosto pela matemática e o despertar de habilidades matemáticas únicas, através de um ambiente desafiador. Sabemos que o desafio em resolver problemas estimula o desenvolvimento e o aprimoramento do raciocínio lógico, do pensamento crítico e da criatividade, além de motivar os alunos a aprofundarem seus conhecimentos matemáticos”, declara.

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) está em sua 19ª edição. Ela reconhece o trabalho de professores e estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. O concurso é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Confira aqui a relação das escolas que farão provas da 19ª edição Obmep.

 

 

Comentários (0)