Um ambulatório de feridas e reabilitação tecidual foi inaugurado no Hospital Geral de Palmas na quarta-feira, 5, para garantir atendimento especializado, seguro e humanizado aos pacientes portadores de feridas agudas e crônicas. De acordo com a gestão estadual, os atendimentos ocorrerão mediante avaliação e encaminhamento prévios.
O serviço tem capacidade para uma média de 140 atendimentos mensais e é destinado aos pacientes egressos do HGP, com o objetivo de garantir a continuidade do tratamento de lesões e o acompanhamento especializado necessário para a recuperação.
Segundo a coordenadora de enfermagem do setor, Ceiça Bastos, “o Ambulatório de Feridas e Reabilitação Tecidual do HGP, foi criado com o objetivo de oferecer acompanhamento ambulatorial especializado aos pacientes que necessitam de continuidade no tratamento de feridas. Atualmente, observamos que há pacientes clinicamente compensados que permanecem internados apenas devido à presença de lesões extensas e de difícil cicatrização. Esses pacientes poderiam estar em casa, recebendo atendimento ambulatorial adequado, sem a necessidade de ocupar leitos hospitalares”.
“considerando essa demanda, bem como a importância da continuidade do cuidado após a alta, do suporte à rede de apoio envolvida no processo de recuperação e da definição adequada das condutas terapêuticas e coberturas para o manejo das lesões, foi estruturado o Ambulatório de Feridas e Reabilitação Tecidual. Trata-se de um serviço especializado, conduzido pela equipe de enfermagem, destinado à avaliação, tratamento, acompanhamento e reabilitação tecidual de forma segura e orientada”, acrescentou a coordenadora.
Segundo o diretor geral do HGP, Iatagan Barbosa, “o serviço especializado em prevenção e tratamento de lesões de pele, é mais um avanço em prol da assistência qualificada aos pacientes, pois vai otimizar o processo de cicatrização, reduzindo complicações e internações desnecessárias e favorecendo a desospitalização”.
“Este atendimento especializado que promove a rotatividade de leitos é essencial, para darmos celeridade aos atendimentos de novos pacientes, ao mesmo tempo em que garantimos a continuidade da assistência da população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
Comentários (0)